quarta-feira, 9 de outubro de 2013

UFRN mapeia pontos turísticos do Seridó potiguar

Iniciativa busca divulgar e preservar a natureza do sertão nordestino.
Currais Novos, Acari e Cerro Corá são alguns dos municípios mapeados.


Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Cerro Corá foram os municípios escolhidos inicialmente para participar do programa (Foto: Wallacy Medeiros)Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Cerro Corá foram os municípios escolhidos inicialmente para participar do programa (Foto: Wallacy Medeiros)

Os pontos turísticos do Seridó potiguar estão sendo mapeados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para identificar os principais atrativos da região e promover o turismo ecológico por meio de trilhas na natureza. A iniciativa busca divulgar e preservar a natureza do sertão nordestino e desenvolver a economia local e foi idealizada pelo curso de Turismo do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) de Currais Novos.“As pessoas que se propõem a fazer trilhas ecológicas normalmente têm uma conscientização ambiental maior. Pretendemos contribuir para a preservação do Seridó, mostrando a importância cultural e a beleza desse ecossistema”, destaca a coordenadora do projeto, a professora Clébia Bezerra da Silva.Açude Totoró, em Currais Novos, é um dos pontos turísticos da região do Seridó potiguar  (Foto: Wallacy Medeiros)

Açude Totoró, em Currais Novos, é um dos pontos turísticos da região do Seridó potiguar(Foto: Wallacy Medeiros)





Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Cerro Corá foram os municípios escolhidos inicialmente para participar do programa. Lagoas, pinturas rupestres, formações rochosas, áreas naturais, vegetação e clima característicos fazem parte das atrações dessas cidades. Para sugerir e organizar as trilhas, foi feito um levantamento, por meio de pesquisa bibliográfica, sobre a região e excursões a pontos turísticos com guias locais. Itens como duração do percurso, proximidade e acessibilidade foram analisados pelos turismólogos.
Ednaja Faustino da Silva, aluna do 8º período de Turismo em Currais Novos, participa do projeto desde o início de 2013 e ficou responsável pela organização da trilha de Cerro Corá. “Além de ser uma paisagem muito bonita, tem todo o ecossistema da caatinga e do Seridó, mas com aspectos diferenciados por ser uma região serrana”, explica.
A estudante destaca o aprendizado nos âmbitos acadêmico e social. “A gente aprende como trabalhar com a comunidade local e a importância da inserção das pessoas no projeto para que ele realmente funcione”, conta. Ednaja destaca ainda a integração das cidades. “O turista virá conhecer o Seridó e não apenas um município, dando visibilidade aos atrativos diferentes que eles têm”, analisa.
Há dois anos estudando o potencial do Seridó, a equipe pretende lançar em dezembro deste ano um site para divulgar as trilhas ecológicas e a infraestrutura turística dos lugares, como pousadas e contatos de guias locais.
“Nosso objetivo é ajudar a organizar o turismo no Seridó para que as trilhas possam ser comercializadas pela própria comunidade, virando uma fonte de renda para a população”, explica a coordenadora.
Para despertar o interesse de visitantes e facilitar a escolha das trilhas, a página também vai contar com fotos das atrações e mapas produzidos pelos pesquisadores da UFRN, bem como informações sobre a geografia e a história dos municípios.
“Queremos atrair pessoas do próprio estado e turistas que vêm conhecer as belezas naturais do Rio Grande do Norte. O maior foco de visitações é o litoral, mas o interior tem um grande potencial que pode ser desenvolvido”, avalia Clébia Silva.
Empreendedorismo
A equipe da UFRN vai capacitar a população local por meio de cursos de empreendedorismo. Com duração de 20 horas, a primeira turma será formada este mês na cidade de Acari. “A ideia é habilitar a população para que ela possa gerenciar as atividades, gerando renda e ao mesmo tempo cuidando da natureza”, afirma a coordenadora da iniciativa.
Há sete anos trabalhando como guia turístico em Cerro Corá, Ronivon Pereira de Araújo aprova as ações da UFRN. Ele espera que a divulgação não só aumente o número de turistas na região, como também daqueles que procuram maior contato com a natureza. “Esperamos receber mais pessoas interessadas em ecotrilhas. As paisagens daqui são convidativas para esse tipo de atividade, mas a procura ainda é baixa”, diz.


'Arrasados', diz primo no enterro de aluna assassinada em escola

Velório atraiu centenas de pessoas (Foto: Carlos Adams/G1)Velório atraiu centenas de pessoas (Foto: Carlos Adams/G1)"Estamos arrasados". Essa foi a única declaração de Elisvelton Leite, primo da estudante Andressa Caroline Fontes, de 16 anos, morta a tiros em uma escola na cidade de José da Penha, na região Oeste do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (7). O crime aconteceu dentro do banheiro da Escola Municipal 4 de Outubro e o suspeito de atirar na garota se matou em seguida. O velório da adolescente, que aconteceu na Paróquia de São Francisco de Assis, atraiu caravanas de cidades vizinhas. O corpo de Andressa foi enterrado por volta das 10h.
A família da jovem está consternada e o primo Elisvelton Leite foi o único familiar que se pronunciou. O crime chocou a cidade que, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, tem 5.868 habitantes. Centenas de pessoas compareceram ao velório, inclusive moradores de cidades vizinhas como Major Sales, Luiz Gomes, Rafael Fernandes e Rodolfo Fernandes, que se deslocaram de ônibus e vans.
Segundo a polícia, o corpo de José Marcos Alves, de 33 anos, que se matou após assassinar a estudante, será enterrado na tarde desta terça, no mesmo cemitério onde foi sepultado o corpo de Andressa.

A adolescente era aluna do 9º ano do ensino fundamental.
Fonte: G1

terça-feira, 8 de outubro de 2013

JOSÉ DA PENHA: Mais informações sobre a adolescente morta dentro de colégio

De acordo com o comandante do Destacamento de Policia Militar da Cidade de José da Penha onde
 ocorreu a tragédia, Sargento Jadismar Gomes de Lima Araújo, dão conta que a família da
adolescente já tinha feito dois procedimentos na delegacia de policia civil contra o acusado,
pois o mesmo tinha uma paixão pela vitima, que não era correspondido pela jovem e a família
não aceitava, na manhã de segunda feira (07) em uma ação criminosa premeditada, Marcos
boca torta foi até a escola onde a adolescente Andressa estudava, adentrou e pegou
a jovem levando ao banheiro onde efetuou três disparos de arma de fogo na mesma, sendo um
 na mão e dois na cabeça que culminou na sua morte e em seguida cometeu um ato
extremo tirando sua própria vida com tiro no ouvido. O Sargento Lima, ainda nos informou
que já acionou a policia técnica do ITEP Mossoró, para fazer os procedimentos no local
do crime e recolher os corpos para a sede do órgão onde serão feitos os procedimentos de necropsia.

Fonte: Blog do Sargento Andrade

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tentativa de Homicidio no Bairro Silvio Bezerra de Melo, em Currais Novos


Por volta de 20:00 hs deste Domingo (06/10), um homem de nome: Reginaldo Vieira de Sousa, 34 anos, residente no Bairro Sílvio Bezerra de Melo, teve a vida tentada por um individuo de nome: José Cleiton Barros da Silva, 25 anos que já foi preso outras duas vezes por posse ilegal de arma de fogo, residente no Bairro Manoel Salustino, que deflagrou 4 disparos de arma de fogo contra a vitima, tendo um atingido a vitima que foi socorrida pela policia militar e liberada logo após, Reginaldo, segundo a policia não quis registrar a tentativa de Homicidio.

Idoso de 74 anos efetua cutiladas de faca em homem no Bairro Volta do Campo em Caicó

 
 Na Foto: Local da Ocorrência
A Policia Militar foi acionada no final da atrde deste domingo para uma ocorrência de lesão corporal em um bar localizado no Bairro Volta do Campo na zona norte da cidade de Caicó. 
Chegando aos local os Policiais tomaram conhecimento que um homem identificado como Cícero da Silva Soares, 43 anos foi atingido por cutiladas de faca peixeira em seu peito e que o autor do fato seria o cidadão identificado por Pedro Alves Alcântara, de 74 anos.
Cicero foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros até o Hospital Regional do Seridó onde foi atendido e não corre risco de morte. Já o idoso, após a chegada do oficial de dia do 6º BPM ao local,  foi conduzido até a Delegacia de Policia Civil para que o Delegado de plantão decidisse se autuava o mesmo ou não. 
A justificativa do idoso para o ato é que a vitima  estava no bar perturbando e que por isso ele teria ido em casa se arma de faca. A versão de Cícero é outra,segundo ele o idoso o atacou sem motivos. O Delegado de plantão é quem vai decidir o que fazer com o idoso de 74 Anos.
 
Fonte: Eduardo Dantas