terça-feira, 28 de maio de 2013

Homicida 'foragido' foi visto em assentamento e preocupa moradores


Os moradores do assentamento Seridó e adjacências estão preocupados com a presença do fugitivo Cícero Romão que é acusado de ter matado em Cruzeta a pessoa conhecida por Piúba. Cicero como é conhecido na cidade de Cruzeta foi visto recentemente no setor dos três riachos que fica a poucos quilômetros do assentamento.
De acordo com relatos do Radialista César Santos que mora na referida comunidade varias pessoas já viram Cicero caminhado a beira das vias naquele setor e inclusive o próprio Radialista confirma ter visto o jovem Cicero em riacho que corta a vicinal que dar acesso a comunidade Caatinga Grande.
Recentemente, no mesmo local relatado por César, o moto taxista José Braz viu Cicero caminhando e comunicou a policia local que foi até o local mais não obteve êxito. Uma ação da policia da policia deverá ser feita para capturar este presidiário e amenizar a polvorosa que enfrenta as pessoas trafegam nestas vicinais e a população rural em geral.

Fonte: Carlos Felipe por Jair Sampaio

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Autor de boato sobre Bolsa Família é 'desumano' e 'criminoso', diz Dilma


A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (20), em Ipojuca (PE), que o autor do boato de que o programa Bolsa Família iria acabar é "desumano" e "criminoso".
Informações sobre o fim do pagamento do benefício geraram tumulto no final de semana em estados do Nordeste, como Alagoas, Paraíba, Ceará e Maranhão. Nesses locais, beneficiários correram às lotéricas após o boato de que o rebecimento de valores só seria feito até este sábado.
"É algo absurdamente desumano o autor desse boato. Além de desumano, é criminoso", afirmou a presidente em discurso na cerimônia que marcou a viagem inaugural do petroleiro Zumbi dos Palmares, em Ipojuca.
"Espalhou-se um boato falso, negativo, esse boato que leva intranquilidade às famílias mais pobres", reclamou a presidente.
Antes, pelo Twitter, a ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, havia afirmado que o boato "deve ser da central de notícias da oposição”.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou à Polícia Federal a investigação da origem do boato.
No discurso, a presidente disse que não abre mão de compromissos com o Bolsa Família e com a construção nacional de navios.

Final de semana tranquilo em Currais Novos


Este final de semana em Currais Novos foi um dos mais tranquilos dos últimos meses, onde o telefone da Policia Militar tocou por várias vezes por causa dos muitos trotes e apenas algumas brigas de família. E ao analisar os motivos que pudessem justificar esses números, percebeu-se que neste final de semana, os presos que cumprem penas no regime semi aberto, tiveram que passar o final de semana cerceados de suas liberdades.
Segundo o diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP), Ednaldo Cândido Dantas, dos 43 apenados, apenas dois descumpriram a determinação,  e já tiveram suas penas regredidas para o regime fechado. Eles entraram no sábado às 14 horas e  saíram na segunda-feira (20), às 05 da manhã.
Logicamente não se pode atribuir a toda violência aos presos que já tem um histórico de delitos, e por isso cumprem pena, não obstante, coincidentemente teve um efeito positivo essa atitude.

Fonte: Sd PM J. Dantas

domingo, 19 de maio de 2013

Endiabrado: homem agride o pai a mãe o irmão e reage com foice a prisão em Currais Novos


Josinaldo dos Santos Valdivino, conhecido como “Josinaldo”, 25 anos espancou o próprio pai Francisco Valdivino a mãe Joana Valdivino e um irmão menor de idade, todos moradores do sitio Queimadas, no Município de Currais Novos a 12KM da cidade, na noite desta sexta-feira (17) e agrediu com golpe de foice um sargento do GTO da 3ª CIPM de Currais Novos. O sargento foi socorrido com um corte na mão que pegou quatro pontos para a emergência do Hospital Padre João Maria (HPJM).
Josinaldo estava endiabrado mais uma vez e quase matava o pai a mãe o irmão e um Policial Militar.
O acusado foi preso por duas guarnições da Polícia Militar e encaminhado para a Delegacia de Currais Novos, onde foi autuado em flagrante por lesão corporal. Além da agressão contra os próprios pais, Josinaldo também é acusado de ter estuprado a irma uma prima e de ter tentado contra a vida de duas pessoas na mesma localidade, ele respondia em liberdade.
Fonte: blog edmilson sousa

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cidadão de Currais Novos acusado de estuprar uma menor é inocente


Um situação chamou a atenção no dia de ontem(14), em Currais Novos. Uma menor de 17 anos de idade que vem causando grande terror, através de furtos, uso de drogas, prostituição para comprar crack e entre outas mazelas. Acusou Antônio Casimiro da Silva Filho, de 53 anos, de a ter estuprado. No entanto, foi feito exame pelo médico especializado e constatou que não aconteceu o fato citado pela menor e que isso não passou de mais uma história da mesma, que confessou aos policiais que tentou ameaçar ele para receber dinheiro para comprar pedra. “Eu uso tudo que chegar pela frente ,não nego, e ele não queria me dar dinheiro e eu peguei e disse isso, mas não quero que ele fique preso não”, com essas palavras proferidas pela menor, da uma ideia de como foi feito essa armação, que culminou com a detenção do senhor, que nunca havia sido preso na vida. 

Fonte: Sd PM J. Dantas

sábado, 11 de maio de 2013

Presos postam fotos no Facebook de dentro do maior presídio do RN



Três detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz - maior unidade prisional do Rio Grande do Norte-, estão cumprindo punições por terem atualizado, de dentro de suas respectivas celas, fotos e informações em perfis na rede social Facebook. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania (Sejuc), pasta responsável pela custódia dos apenados, os detentos foram isolados e vários aparelhos celulares apreendidos.
Ainda de acordo com a Sejuc, dois dos apenados foram identificados: Elton John Nascimento da Silva, condenado a 11 anos de prisão por tráfico de drogas, e Diego Emanuel Martins Genuíno da Silva, condenado a 16 anos por homicídio, porte ilegal de armas e roubo. Inquérito instaurado pela direção da penitenciária descobriu que eles interagiam na mídia social desde março deste ano. Algumas das fotos foram registradas na cela e no pátio de Alcaçuz.
Até o início da tarde desta quinta (9), os perfis dos presos continuavam no ar.
De acordo com o juiz da vara de Execuções Penais do estado, Henrique Baltazar, a direção deve apurar como os aparelhos celulares chegaram aos presos. Já os apenados, irão responder pelas postagens e devem ter adiados, por mais um bom tempo, os benefícios que teriam direito com a progressão da pena.
Objetos proibidos
Objetos proibidos são constantemente encontrados dentro de Alcaçuz. No mês passado, por exemplo, revista realizada pela PM antes da visita feita à unidade pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, encontrou 18 facas artesanais, 16 aparelhos celulares, 15 trouxinhas de drogas, duas balanças de precisão, vários carregadores e diversos chips para celular.
Segundo informou a diretora Dinorá Simas, em 22 de fevereiro agentes penitenciários acharam um cordel com 50 centímetros de comprimento e seis espoletas, material utilizado para detonação de explosivos. Além dos componentes do artefato, também foram apreendidos pelos policias 37 aparelhos celulares, 22 chips de telefone de várias operadoras, 17 carregadores de celular, 25 facas artesanais e 32 trouxinhas de maconha.
Alcaçuz
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui mais de 900 homens encarcerados. A unidade foi liberada para receber novos presos em outubro do ano passado pela Justiça após passar dois meses interditada em razão da falta de estrutura física e deficiência na segurança.
Blog do Edmilson Sousa.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Mãe de coração, mulher adota quatro crianças deficientes em Parnamirim.

Lana Ribeiro de Araújo, 53 anos, tem dez filhos entre biológicos e adotivos.
Atualmente cinco moram com ela em Parnamirim, na Grande Natal.


Casal Gediel e Lana reunido com cinco dos seis filhos adotivos (Foto: Felipe Gibson/G1)Casal Gediel e Lana reunido com cinco dos seis filhos adotivos (Foto: Felipe Gibson/G1)Depois de quatro filhos biológicos, a funcionária pública Lana Cristina Ribeiro de Araújo, de 53 anos, deu início ao que ela chama de "partos do coração". Até agora seis, todos de crianças encontradas em situações de risco, com problemas de saúde ou algum tipo de deficiência. As adoções ocorreram em um intervalo de 18 anos, entre 1992 e 2010. “Às vezes perguntam se eu tenho uma creche. Não, são todos meus filhos. Não nasceram do meu ventre, mas nasceram do meu coração”, diz Lana, que não contém as lágrimas ao contar a história de cada um deles. A pouco menos de uma semana do Dia das Mães, ela é a prova do quão grande pode ser o amor materno.


Gessica, 24 anos, Gean, 11, Gabriela, 11, Gabriel, 11, Giovana, 10, e Guilherme, 3, tiveram histórias de vida difíceis, mas que ganharam um enredo de amor ao encontrar Lana. Todos com o nome iniciado pela letra G, como quis o pai Gediel Ribeiro de Araújo, de 60 anos, reservista da Aeronáutica que deu sequência à tradição iniciada com os filhos biológicos Gediel Júnior, Gedielson, Gediendson e Gedilana. Se o nome não começava com G, o pai fazia questão de mudar. Jéssica, por exemplo, virou Gessica. O menino João Maria virou Gean. E assim foi com todos os demais filhos adotivos.
Lana Ribeiro se emociona ao contar história dos filhos (Foto: Felipe Gibson/G1)Lana Ribeiro se emociona ao contar história dos
filhos (Foto: Felipe Gibson/G1)
Na casa de quatro quartos, em Parnamirim, na Grande Natal, moram cinco dos seis filhos adotivos. Com exceção de Gessica, os demais continuam sob a asa da mãe. Quatro deles possuem algum tipo de deficiência. Os que requerem mais cuidados são Gean e Guilherme. Acometido por uma paralisia cerebral desde o nascimento e com grandes limitações para se movimentar, Gean vive em uma cadeira de rodas e não fala. O acompanhamento médico tem de ser constante para evitar complicações na saúde do garoto.
Já o integrante mais novo da família, Guilherme, sofre de síndrome de Moebius, um distúrbio neurológico que ataca o desenvolvimento dos nervos e afeta principalmente as expressões faciais. Nada que impeça o menino de correr e brincar o tempo inteiro. A entrevista foi interrompida algumas vezes para chamar a atenção de 'Gui', como é carinhosamente chamado. Além deles, Gabriela nasceu com uma má formação na mão direita, e Giovana teve sequelas de um atropelamento sofrido antes da adoção.
Lana costuma dizer que a porta de seu coração foi aberta por Gessica, primeira filha adotada, na época que o casal morava em São Paulo, em 1992. Dez anos depois, já no Rio Grande do Norte, vieram os outros cinco, que garantem um dia a dia corrido. "Para muita gente nós não temos juízo (risos). Mas me sinto uma mãe realizada e abençoada. Se você não pode ser mãe do ventre, você pode ser de coração'', afirma.
Crianças tiveram passado difícil
Lana conta que encontrou Gean na creche Menino Jesus, para onde foi depois de ser entregue ao conselho tutelar pela família biológica. “Ele passava mais tempo internado no Hospital Infantil Varela Santiago do que no abrigo”, lembra Lana. Mesmo sabendo das limitações e dos cuidados necessários para cuidar de Gean, a mãe não titubeou em adotar o garoto.
A mãe relata que as dificuldades eram grandes no começo, porém desde que conseguiram incluir o Home Care – serviço de acompanhamento clínico fora do hospital – no plano de saúde, a situação melhorou. “Tem a dificuldade, o trabalho e o gasto, mas não importa. Gean é nosso filho e vamos brigar com ele”, reforça a funcionária pública.
Giovana ouve Lana contar sua história de vida (Foto: Felipe Gibson/G1)Giovana ouve Lana contar sua história de vida
(Foto: Felipe Gibson/G1)
Com acompanhamento especializado dentro de casa, o garoto pode crescer junto da família e se desenvolver, mesmo dentro de suas limitações. Para alegria da mãe. “Hoje ele se mexe e responde a alguns estímulos”, conta. Adotado em 2003, quando tinha menos de um ano de vida, Gean veio do mesmo abrigo de Gabriel e Gabriela.
Lana conta que Gabriel sofria de pneumonia crônica. Quando o viu, foi amor à primeira vista, confessa. “Quando peguei o Gabriel, disse logo que era meu. Fui impedida de entrar no hospital quando ele estava internado porque não era a mãe biológica. Lá mesmo falei ‘só saio daqui com meu filho’”, recorda.
Gabriel entrou na família aos cinco meses, em 2002, pouco depois de Gabriela, que virou uma Ribeiro de Araújo aos dois meses. A menina nasceu com uma má formação na mão direita, na qual só tem dois dedos. “A assistente social me mostrou a foto dela e decidi adotá-la”.
Seis anos depois, em 2008, foi a vez de Giovana, que tinha seis anos quando foi adotada. Atropelada por um ônibus aos dois anos de idade, ela passou um ano internada no Hospital Maria Alice Fernandes. Em decorrência do acidente, perdeu um rim e teve problemas nas pernas e no pé. Os pais biológicos perderam a guarda da filha, que foi encontrada por Lana na Casa de Passagem I. Com sorriso estampado no rosto durante a entrevista da mãe, Giovana diz: “daria todo o meu amor pra ela”.
Gediel Ribeiro relata dificuldade no processo de adoção de Gean (Foto: Felipe Gibson/G1)Gediel Ribeiro relata dificuldade no processo de
adoção de Gean (Foto: Felipe Gibson/G1)
Novos filhos? Por enquanto não
Ao ser perguntada se adotaria mais algum filho, Lana acha que a família está de bom tamanho, mas reluta. ''Não vou dizer que dessa água não beberei (risos), mas já avisei a Deus que está bom'', diz. O marido Gediel confessa que é apertado manter a família, porém com ajuda o casal não deixa faltar nada em casa. ''Além dos nossos salários, os meninos recebem bolsa de estudos na escola e ganhamos algumas doações de roupa. Dá para se virar'', garante.
Gediel, por sinal, tem que se virar para cuidar das crianças quando Lana está ausente. ''Quando preciso ficar no hospital com Gean, o pai cuida da casa, faz supermercado e leva as crianças na escola'', conta.

O casal Lana e Gediel se conheceu no interior de São Paulo, na cidade de Lorena. Gediel fazia um curso da escola de sargentos da Aeronáutica quando conheceu a paulista Lana numa reunião evangélica. Depois de morar em outras cidades do país, o casal fixou residência no RN.
Para os dois, todo o esforço é válido para dar um futuro digno às crianças. A primeira filha adotiva, Gessica, já casada e com filho, deixa o casal orgulhoso. "É formada em jornalismo e trabalha em uma companhia aérea, o que rende até alguns descontos na hora de viajar", brinca o pai. Lana acredita que assim como os filhos mais velhos, os mais novos também seguirão um caminho de sucesso na vida. ''Que eles sejam homens e mulheres de bem'', deseja a mãe.
Fonte: G1

terça-feira, 7 de maio de 2013

Nessa Segunda – feira dia 06 de maio foi definido o novo salário comercial, fixado em R$ 710,00


O novo salário comercial de Currais Novos e Caicó seguiram as mesmas diretrizes da negociação ocorrida em Mossoró e Natal, que fixou no início de abril, os mesmos reajustes. Durante Negociações conduzidas pelo presidente do sindicato do comércio varejistas de Currais Novos, Sr. Hélder Araújo, nessa manhã de segunda – feira dia 06 de Maio, na casa do empresário em Caicó. O novo valor de R$ 710,00 terá vigência desde então. A negociação contou com a mediação de representante do Ministério do Trabalho e teve a participação do Sr. EDUARDO MARTINS DE MOURA, presidente do SINDICATO INTERMUNICIPAL DOS EMPREGADOS NO COMERCIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, além da participação de Comissão representativa dos Sindicatos do Comércio Varejista e Sindicato dos Comerciários. Outros pontos acordados foram o reajuste de 7% para os trabalhadores que ganham além do piso e o funcionamento do comércio no dia do Comerciário, que será comemorado na Segunda-feira de Carnaval. Sendo decidido que em Caicó o comércio não abrirá, enquanto que em Currais Novos haverá possibilidade de negociação mediante a data da Feira Livre.

Fonte: Blog do Edmilson Sousa.

Suspeitos de arrombar caixas trocam tiros com a polícia no RN; um morre

Revólver calibre 38 e munições estavam em poder do suspeito morto (Foto: Geangelles Pinheiro/G1)
Revólver calibre 38 e munições estavam em poder do suspeito morto (Foto: Geangelles Pinheiro/G1)
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte trocou tiros com quatro suspeitos de envolvimento no arrombamento do caixa do Banco do Brasil que fica dentro da Central do Cidadão de Mossoró, na região Oeste do estado. Um dos suspeitos foi baleado e morreu, segundo informações do major Correia Lima, comandante do 12º Batalhão da PM. O confronto, ainda de acordo com o oficial, aconteceu na noite desta segunda-feira (6), por volta das 20h30, na cidade de Tibau, a pouco mais de 40 quilômetros de Mossoró.
“Houve o confronto e um dos suspeitos foi baleado e morreu. Agora estamos atrás dos outros três, que conseguiram escapar”, confirmou o major.
Correia Lima contou que a polícia vem realizando diligências desde o arrombamento do terminal, ocorrido na noite deste domingo. Ainda na manhã desta segunda, um homem e uma mulher foram presos quando tentavam resgatar um dos assaltantes. No carro em que o casal estava havia um bebê de colo. O assaltante também foi detido. Antes, ainda na noite do domingo, outros dois homens já haviam sido presos pela polícia.
Fonte: G1

Corregedoria faz mutirão para apurar denúncias contra policiais do RN

Policiais do BPChoque realizam vistoria na Penitenciária de Alcaçuz (Foto: Henrique Dovalle/G1)Mutirão vai analisar 700 denúncias contra policiais(Foto: Henrique Dovalle/G1) 

A Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte instituiu um mutirão para analisar 700 denúncias contra policiais civis e militares do estado. De acordo com a corregedora geral, Raquel Amaral Taveira, até esta terça-feira (7), a Corregedoria acumulava 700 denúncias que ainda não foram analisadas pelo Setor de Averiguação Preliminar. O objetivo o mutirão é reduzir em, no mínimo, 80% da demanda existente no órgão.

“Quando a Corregedoria recebe uma denúncia contra um policial civil ou militar, essa denúncia vai para o Setor de Averiguação Preliminar onde é realizada uma análise concreta dos fatos. Algumas denúncias não procedem, mas quando é constatada a conduta indisciplinar do policial é aberto um processo para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, explicou a corregedora.

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (7), o mutirão começa nesta quarta-feira (8) e terá o prazo de 30 dias que poderá ser prorrogado por igual período ou quantas vezes forem necessárias. “Mas a nossa expectativa é de concluir o trabalho nos primeiros 30 dias. Para isso, vamos mobilizar todos os servidores da corregedoria nesse mutirão”, disse a corregedora.

Ela informou que das 700 denúncias que serão analisadas, 520 são contra policiais militares e 180 contra policiais civis. “Com esse mutirão nós queremos dar agilidade à apuração de condutas indisciplinares, porque é interesse da administração trabalhar com zelo em relação ao nossos servidores”, afirmou Raquel.

Fonte: G1

Colisão entre Pálio e Ranger deixa motorista morto na BR 101 Norte


O motorista de um veículo Pálio Weekend, de placas MYL-0277, morreu, na noite desta segunda-feira (6), ao ter o carro atingido por uma caminhonete Ford Ranger. O acidente aconteceu no Km 77 da BR 101 Norte e, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o próprio motorista do Pálio, identificado como Gilson José de Moura, teria provocado o acidente.
O policial rodoviário federal Júlio Arnaud, Gilson trafegava no sentido Extremoz-Natal e tentou fazer uma conversão irregular na rodovia. Quando ele retornava o veículo, foi atingido em cheio pela Ford Ranger, de placas NNM-1139, que trafegava no sentido contrário e não teve tempo de desviar.
O motorista da Ranger, o médico-veterinário Jailson Rafael ainda tentou prestar socorro para o motorista do Pálio e chegou a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No entanto, Gilson José morreu antes da chegada dos paramédicos.
O policial Júlio Arnaud relatou ainda que o ponto onde aconteceu o acidente, na noite desta segunda-feira, já é bastante conhecido por acidentes semelhantes, tendo em vista que muitos motoristas adotam atitudes imprudentes e preferem arriscar a conversão irregular.

Fonte: Portal BO

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Posto de Combustíveis foi assaltado e frentista foi levado como refém em Currais Novos


 

Na madrugada desta segunda-feira (06), um VW Fox prata, com 04 elementos, assaltaram o Posto Toscano de Currais Novos, na saída para Natal, às 1h 24min.
Eles chegaram aparentemente para abastecer e de repente anunciaram o assalto, renderam o vigilante, levaram todo o dinheiro que havia no posto e em seguida conduziram o frentista até a entrada do Povoado Cruz, e o deixaram lá. O funcionário caminhou alguns quilômetros e conseguiu ligaram para a Polícia Militar, que o resgatou.
Nos últimos dias, foram realizados quatros assaltos, uma apreensão de arma de fogo e uma tentativa de homicídio ontem (05) a noite. Currais Novos atualmente toma a liderança na criminalidade do Seridó e tornou-se um local onde a população sente altos níveis de insegurança.
Fonte: Sd PM J. Dantas

sábado, 4 de maio de 2013

Acidente de trânsito foi registrado em Currais Nonos na manha de sábado


Por volta das 08h00 da manhã de hoje (04\05\13) um acidente foi registrado na Rua Baldômero Chacom, centro, envolvendo uma moto Sft 50 cilindradas conduzida pelo o adolescente EDSON PEDRO DE ARAÚJO DE 15 ANOS e uma F-4000 de placas MZG-0646 que estava estacionada.
O adolescente disse que se distraiu olhando para o lado e não tinha visto que o veículo estava parado, colidindo na traseira. Ele sofreu algumas escoriações pelo o corpo e suspeita de fratura na clavícula.
 A equipe de Socorristas voluntários se dirigia ao Posto de combustíveis para abastecer a ambulância quando se deparam com o acidente e prestaram os primeiros socorros conduzindo logo após ao Hospital.
Policiais do 2º GPRE foram acionados para fazer os procedimentos cabíveis.

Fonte: 3ª CIPM de Currais Novos

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dilma afirma na TV que não vai 'descuidar nunca' da inflação


A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (1º) durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão que o governo não vai "descuidar nunca" do controle da inflação.
O pronunciamento foi motivado pelo Dia do Trabalho, comemorado nesta quarta. A presidente gravou no Palácio da Alvorada (residência oficial), e a fala foi exibida a jornalistas no final da tarde no Palácio do Planalto.
Nos eventos do 1º de Maio em São Paulo, políticos e sindicalistas fizeram críticas à política econômica do governo. O senador Aécio Neves (PSDB) disse que o governo é "leniente"com a alta dos preços. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho,defendeu o governo. Ele afirmou que Dilma é "uma leoa" contra a inflação".
Dilma disse que governo continuará “sua luta firme” pela redução de impostos e pela diminuição dos custos para produtores e consumidores, “mesmo que tenha que enfrentar interesses poderosos”.“É mais do que óbvio que um governo que age assim e uma presidenta que pensa dessa maneira não vão descuidar nunca do controle da inflação. Esta é uma luta constante, imutável, permanente. Não abandonaremos jamais os pilares da nossa política econômica, que têm por base o crescimento sustentado e a estabilidade. E não abriremos mão jamais dos pilares fundamentais do nosso modelo: a distribuição de renda e a diminuição da desigualdade no Brasil”, afirmou.
Para o senador Aécio Neves (MG), possível candidato tucano à Presidência, a presidente ofereceu, com o pronunciamento, uma viagem de dez minutos à ilha da fantasia".
Apesar da fala sobre inflação, o pronunciamento de Dilma na TV acentuou as ações do governo na área da educação e sobre a importância de se ampliar os recursos para essa área. Dilma anunciou que enviou ao Congresso Nacional um novo projeto que determina que todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam aplicados, exclusivamente, na educação.
A presidente pediu que os trabalhadores “acreditem apaixonadamente no Brasil” e disse que o país vai seguir “na rota de crescimento com estabilidade, distribuição de renda e diminuição das desigualdades”.
Dilma destacou dados da economia brasileira. Segundo ela, somente durante o seu governo, o país criou 3,9 milhões de novos empregos com carteira assinada e conseguiu reduzir em 30% a taxa de desemprego entre 2008 e 2012.
“Em 2012, enquanto lá fora cresciam o desemprego e as perdas salariais, aqui ocorria exatamente o contrário”, afirmou.De acordo com a presidente, tem ocorrido uma redução da desigualdade entre homens e mulheres, entre brancos e negros e entre as áreas urbanas e rurais.
“Os brasileiros estão se tornando mais iguais”, disse, antes de mencionar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovada pelo Congresso que amplia os direitos de empregados domésticos.

“Os direitos trabalhistas avançam, e as dívidas sociais históricas estão sendo resgatadas, como ocorreu recentemente com a aprovação da PEC que estende os direitos previstos na CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] aos trabalhadores domésticos”.
Leia a íntegra do pronunciamento da presidente:
Queridas trabalhadoras e queridos trabalhadores,
O Brasil passou a ser mais Brasil quando o brado por mais emprego, mais salário e mais comida deixou de ser um grito solitário dos trabalhadores para ser a voz e o compromisso de toda uma nação. É por isso que nós, brasileiras e brasileiros, estamos tendo, nos últimos anos, a alegria de comemorar o 1º de Maio com recordes sucessivos no emprego, na valorização do salário e nas conquistas sociais dos trabalhadores.

Neste 1º de Maio, o Brasil pode garantir outra vez a vocês que nada ameaça estas conquistas. Ao contrário, elas vão se ampliar ainda mais, beneficiando a todos vocês, sem exceção. O Brasil vai continuar usando instrumentos eficazes para ampliar o emprego, o salário e o poder de compra do trabalhador.
Mas, a partir de agora, vai privilegiar como nunca o instrumento que mais amplia o emprego e o salário: a educação. Para isso, várias medidas estão sendo executadas e outras estão em discussão. A mais decisiva delas é a que determina que todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam usados, exclusivamente, na educação.
Anuncio hoje a vocês que enviei ao Congresso Nacional uma nova proposta para que isso possa virar realidade.

Minhas amigas e meus amigos,

O Brasil avançou muito nos últimos anos por causa de políticas econômicas corretas e de políticas sociais profundas. Hoje, há um reconhecimento internacional de que temos as políticas sociais mais amplas e modernas do mundo. Isso nos orgulha e nos estimula. Mas há um ponto que tem passado desapercebido: o fato do emprego e do salário terem se tornado os dois maiores fatores de diminuição da desigualdade. Mesmo com a importância dos programas sociais, foi a renda do trabalho que mais contribuiu na diminuição da desigualdade.

Com os programas de transferência de renda, já tiramos 36 milhões de brasileiros da miséria. Mas são o emprego e o salário que estão impedindo que essas pessoas voltem para a pobreza, e também aceleram a ascensão social de milhões de outros brasileiros. Foi assim que 40 milhões de brasileiros foram para a classe média. Isso se deu por causa da valorização do salário-mínimo, do recorde na geração de emprego com carteira assinada e do ganho real em todas as faixas salariais.

O Brasil gerou, nos últimos dez anos, 19 milhões e 300 mil empregos com carteira assinada, e o salário-mínimo cresceu mais de 70% em termos reais. Somente nos dois anos do meu governo foram criados 3 milhões e 900 mil novos empregos. Segundo o Fundo Monetário Internacional, o FMI, isso nos colocou numa situação privilegiada no mundo: fomos o país que mais reduziu o desemprego entre 2008 e 2012, ou seja, reduzimos em 30% a taxa de desemprego. Por sinal, em 2012 enquanto lá fora cresciam o desemprego e as perdas salariais, aqui ocorria exatamente o contrário.

Tivemos o menor índice de desemprego da história e, segundo o Dieese, o melhor ano de reajustes, com 95% das categorias conquistando aumento real de salário. Não houve apenas aumento, mas também melhoria na qualidade do emprego: cresceram os níveis de escolaridade dos empregados e ampliou-se a formalização do emprego. Ao mesmo tempo, diminuiu a taxa de desemprego entre os jovens e aumentou o emprego entre os mais maduros. E, em termos gerais, ocorreu uma queda acentuada no tempo de procura por trabalho. Levando-se em conta a renda das pessoas, tem ocorrido também uma redução da desigualdade entre homens e mulheres, entre brancos e negros, e entre as áreas urbanas e rurais. Os brasileiros estão se tornando mais iguais.

Os direitos trabalhistas avançam e as dívidas sociais históricas estão sendo resgatadas, como ocorreu recentemente com a aprovação da PEC que estende os direitos previstos na CLT aos trabalhadores domésticos.

Tudo isso ocorre porque o Brasil tem uma política eficiente de emprego e salário, porque o país dialoga com o trabalhador e os sindicatos e respeita os direitos trabalhistas. Inclusive, devido a este diálogo, os trabalhadores, entre outras vantagens, obtiveram a isenção do Imposto de Renda na participação dos lucros e resultados.

O mais importante é que os efeitos da renda do trabalho e das políticas sociais reduziram pela metade o risco das pessoas ficarem mais pobres, e praticamente dobraram a possibilidade das pessoas melhorarem de vida.

Estes fatores têm garantido a diminuição das desigualdades e inibido, entre nós, os efeitos da prolongada crise financeira que ainda atinge o mundo.

Trabalhadoras e trabalhadores, acreditem apaixonadamente no Brasil e na força do trabalho de cada um de vocês. Não tenham dúvida de que o Brasil, com a força de vocês, pode e vai crescer mais, garantindo o emprego de hoje e o de amanhã.

Vamos seguir na rota de crescimento com estabilidade, distribuição de renda e diminuição das desigualdades. Este governo vai continuar sua luta firme pela redução de impostos e pela diminuição dos custos para o produtor e consumidor, mesmo que tenha que enfrentar interesses poderosos.

É mais do que óbvio que um governo que age assim e uma presidenta que pensa desta maneira não vão descuidar nunca do controle da inflação. Esta é uma luta constante, imutável, permanente. Não abandonaremos jamais os pilares da nossa política econômica, que têm por base o crescimento sustentado e a estabilidade. E não abriremos mão jamais dos pilares fundamentais do nosso modelo: a distribuição de renda e a diminuição da desigualdade no Brasil.

Minhas amigas e meus amigos,

Só uma educação de qualidade pode garantir mais avanço para o emprego e para o salário. Nos últimos anos, ampliamos o acesso e melhoramos a qualidade do ensino. Já estamos com 32 mil escolas funcionando em tempo integral, ou seja, em dois turnos.

Tivemos o maior avanço da história do Brasil nos cursos técnicos e de qualificação profissional. Geramos, com o Pronatec, mais de 3 milhões de novas vagas e vamos chegar, até o final de 2013, a quase 5 milhões de matrículas.

Mais de 1 milhão e 200 mil jovens já receberam bolsas do ProUni, 870 mil estudantes estão sendo beneficiados pelo financiamento do Fies e 41 mil estudantes brasileiros já tiveram bolsas aprovadas para estudar nas melhores universidades do mundo no Programa Ciência sem Fronteiras.

E tudo isso está sendo acompanhado pela expansão das universidades federais, que já oferecem mais de 1 milhão de matrículas. A partir deste ano, de forma crescente, vamos garantir, através da nossa política de cotas, que metade das vagas de todos os cursos das nossas universidades federais seja ocupada por alunos das escolas públicas.

Tudo isso é muito bom, mas ainda é pouco. O Brasil precisa de uma grande revolução no ensino capaz de garantir o nosso futuro como nação líder e soberana no mundo. Vamos, principalmente, formar os jovens, as trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros para que possamos triunfar num mundo cada vez mais desenvolvido e altamente competitivo.

A educação deve ser uma ação permanente em todos os instantes da vida de uma pessoa. Ela começa na creche, passa pela escola de tempo integral, pelo ensino médio, pela qualificação profissional, pela universidade, o mestrado, o doutorado e tem que prosseguir, de forma ininterrupta, até o fim da vida.

O papel do Estado é criar condições para isso, em especial, abrindo portas para os que mais precisam. Mas um governo só pode cumprir bem o seu papel se tiver vontade política e se contar com verba suficiente.

Por isso, é importante que o Congresso Nacional aprove nossa proposta de destinar os recursos do petróleo para a educação. Peço a vocês que incentivem o seu deputado e o seu senador para que eles apoiem esta iniciativa.

Para encerrar, faço um chamamento decisivo a você, trabalhador, e a você, trabalhadora: a educação não é apenas um dever do Estado e um direito do cidadão. É também tarefa da família e responsabilidade de todos, sem exceção. A educação começa com você. Todos têm que procurar a educação por seu próprio desejo, e lutar pela educação com sua própria força. Somente sua força de vontade vai fazer você descobrir tempo e meios para educar-se. Somente sua atenção como pai, como mãe vai estimular seu filho na escola. Somente sua dedicação de mestre fará você, professor, superar as dificuldades que enfrenta. Somente a pressão de todos vai fazer os governos, as empresas, as igrejas, os sindicatos, em suma, toda a sociedade trabalharem ainda mais pela educação.

Somente assim poderemos gritar, em uma só voz, uma nova marca de fé e amor para nosso país. Poderemos gritar, do fundo do nosso coração: Brasil, pátria educadora!

Viva o Brasil! Viva a trabalhadora! Viva o trabalhador brasileiro!

Obrigada e boa noite.
Fonte: G1

Feirão da Casa Própria começa sexta-feira em São Paulo e Fortaleza


Casa popular em conjunto habitacional
De 17 a 19 de maio, será a vez de Curitiba, Uberlândia, do Rio de Janeiro, de Salvador e Brasília. (Ana Carmen/Creative Commons)Brasília – O  9º Feirão Caixa da Casa Própria, que ocorrerá em 13 cidades do país, começa nesta sexta-feira (3) e vai até 16 de junho. A feira começa por São Paulo e Fortaleza, entre os dias dias 3 e 5 de maio. Em São Paulo, o evento será no Centro de Exposições Imigrantes, e em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará.
De 17 a 19 de maio, será a vez de Curitiba, Uberlândia, do Rio de Janeiro, de Salvador e Brasília. Entre os dias 24 e 26 de maio, a feira vai ser realizada em Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis. Por último, de 14 a 16 de junho, Belém, Campinas e o Recife terão o evento.  
De acordo com a Caixa, o feirão contará com mais de 8.400 parceiros. São cerca de 1.400 construtoras e mais de 1.840 correspondentes da instituição e imobiliárias. A previsão inicial é que o número de imóveis oferecidos ao longo dos quatro fins de semana de realização do evento seja superior a 400 mil. A última edição do feirão registrou um público de 404 mil visitantes, com volume de mais de R$ 12 bilhões em negócios assinados e encaminhados.
Segunda a Caixa, quem contratar o financiamento imobiliário, poderá pagar a primeira prestação a partir de janeiro de 2014. A condição é válida para financiamentos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que forem concedidos durante a feira ou em uma das agências da Caixa.
De acordo com o banco, o prazo do financiamento imobiliário é até 35 anos e as taxas de juros, dependendo das condições de renda e do valor do imóvel, são a partir de 4,5% ao ano.
Para iniciar o processo de financiamento imobiliário no feirão é preciso levar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. Os interessados podem obter informações nas agências da Caixa e pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do banco (0800-726-0101), disponível 24 horas, inclusive nos fins de semana. É possível também fazer simulações do crédito imobiliário no endereço www.caixa.gov.br.
Até o dia 20 de abril deste ano, a Caixa firmou 409 mil contratos habitacionais, no valor total de R$ 36,1 bilhões. O volume representa um crescimento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado, quando contratou R$ 25,9 bilhões.
De acordo com a Caixa, o valor médio diário dos financiamentos atingiu R$ 481 milhões e o número de contratos assinados por dia superou 5,4 mil. Para imóveis novos, foram destinados 66% de todo o montante contratado no período, o que corresponde a R$ 23,8 bilhões.
No caso do Programa Minha Casa, Minha Vida, foram contratados, desde o lançamento até abril de 2013, mais de 2,5 milhões de unidades habitacionais. Desse total, cerca de 1,4 milhão de moradias estão concluídas.