quinta-feira, 14 de julho de 2016

Chega a 272 número de presos que escaparam este ano no RN


Nesta quinta, 16 fugiram em Caicó por um túnel cavado em terreno rochoso.
Segundo a direção da unidade, três foram recapturados pela manhã



Presos escaparam na madrugada. Agentes e PMs fizeram a contagem nesta manhã (Foto: Sidney Silva)

Terminou a pouco a contagem de presos feita na Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o ‘Pereirão’, que fica na cidade de Caicó, região Seridó potiguar. Segundo a direção da unidade, 16 presos escaparam na madrugada desta quinta-feira (14) por um túnel de aproximadamente 30 metros de extensão, escavado sobre um terreno rochoso. Três foram recapturados nesta manhã. Esta foi a primeira fuga da história da unidade. Agora, chega a 272 o número de detentos que escaparam do sistema prisional potiguar somente este ano. Em 2015 foram 212 fugitivos.
Gilferson Soares de Oliveira e Ivanildo Cardoso da Silva Filho são dois dos três presos recapturados (Foto: Rosivan do Amaral)

Entre os detentos recapturados nesta manhã está Gilferson Soares de Oliveira. Preso por assaltos a bancos na Grande Natal, ele cumpre pena de 117 anos no regime fechado. O segundo foi identificado como Ivanildo Cardoso da Silva Filho, que feriu o pé durante a fuga. Ele foi encontrado dentro de uma casa no bairro Salviano Santos. O terceiro chama-se Jeferson Henrique Pereira.

Continuam foragidos: Jailson Silva da Costa, Maycon Bernando Montenegro, José Ivanilson Dias Gomes, Alan Carlos Soares Xavier, Wendson Max Fernandes de Castro, Erinaldo Luiz Silva de Oliveira, Fábio Henrique da Silveira Mendonça, Leandro Lopes da Silva, Lucas Silva Gomes, Francisco Marques da Silva, Bruno Patrício da Silva, Francisco Wallisson Morais de Souza eNildemberg Azevedo Wanderley.

Este último, quando adolescente, foi o responsável pelos tiros que feriram três pessoas durante um assalto a uma padaria no bairro Petrópolis, na Zona Leste de Natal. O crime aconteceu no dia 2 de abril de 2012. Uma das vítimas, Elizângela Iva de Souza, na época com 32 anos, foi atingida em uma das vértebras e ficou paraplégica.




1.00

Solo rochoso
Chama a tenção o fato de o presídio ser construído sobre um terreno rochoso, que naturalmente deveria dificultar escavações. Contudo, em maio deste ano, um túnel de aproximadamente 30 metros (veja vídeo acima) já havia sido descoberto durante uma revista realizada na penitenciária.

Segundo o secretário Wallber Virgolino, titular da Secretaria de Justiça e da Cidadania, a escavação utilizada pelos na fuga desta quinta foi a mesma aberta pelos presos em maio. "Quando descoberto, o túnel foi tapado, mas não concretado como deveria, fechando toda a extensão. Custa R$ 12 mil para se concretar um túnel desta dimensão, mas não existe nenhum processo licitatório aberto para se fazer o serviço", admitiu.

Sistema em calamidade
O sistema penitenciário potiguar não passa por um bom momento. E faz tempo. Em março de 2015, após uma série de rebeliões em várias unidades prisionais, o governo decretou estado de calamidade pública e pediu ajuda à Força Nacional. Para a recuperação de 14 presídios, todos depredados durante os motins, foram gastos mais de R$ 7 milhões. Tudo em vão. As melhorias feitas foram novamente destruídas. Atualmente, em várias unidades, as celas não possuem grades e os presos circulam livremente dentro dos pavilhões.

Fugas em 2016
Com a fuga dos 15 presos ocorrida nesta quinta em Caicó, chegou a 272 o número de detentos que conseguiram escapar do sistema carcerário potiguar este ano. Em 2015 foram 212. Alguns foram recapturados, mas nem a Secretaria de Justiça (Sejuc) nem a Secretaria de Segurança Pública (Sesed) sabem precisar quantos fugitivos foram encontrados e levados de volta aos presídios.

- Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta: 102 fugitivos em 12 fugas (19 e 21 de janeiro, 21 e 24 de fevereiro, 10 e 13 de março, 10, 16, 18 e 23 de abril, 2 de maio e 8 de junho);

- Cadeia Pública de Natal, em Natal: 46 fugitivos em 1 fuga (12 de janeiro);

- Centro de Detenção Provisória da Ribeira, em Natal: 29 fugitivos em 4 fugas (12 de fevereiro, 7 de março, 25 de abril e 9 de maio);

- Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró: 24 fugitivos em 6 fugas (1º, 22, 29 e 30 de janeiro, 8 de março e 22 de abril);

- Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o ‘Pereirão’, em Caicó: 16 fugitivos em 1 fuga (14 de julho);

- Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas:12 fugitivos em 2 fugas (5 de março e 6 de junho);

- Complexo Penal Dr. João Chaves, em Natal:9 fugitivos em 1 fuga (5 de junho);

- Centro de Detenção Provisória de Parnamirim, em Parnamirim: 8 fugitivos em 2 fugas (25 de março e 7 de junho);

- Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta: 7 fugitivos em 1 fuga (27 de março);

- Cadeia Pública de Mossoró, em Mossoró: 6 fugitivos em 2 fugas (1º de março e 11 de abril);

- Centro de Detenção Provisória de Macau, em Macau: 4 fugitivos em 1 fuga (14 de janeiro);

- Centro de Detenção Provisória de Patu, em Patu: 4 fugitivos em 1 fuga (4 de abril);

- Centro de Detenção Provisória do Potengi, em Natal: 3 fugitivos em 2 fuga (17 de janeiro, 18 de maio);

- Centro de Detenção Provisória de Ceará-Mirim, em Ceará-Mirim: 2 fugitivos em 1 fuga (24 de janeiro);

- Centro de Detenção Provisória de Candelária, em Natal: 1 fugitivo em 1 fuga (24 de junho);

Total: 272 fugitivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário