sábado, 4 de junho de 2016

Abastecimento de cidades do Seridó será retomado, diz Caern


Caicó e outras 3 cidades do RN estavam sem abastecimento desde o dia 29.
Aumento na vazão do açude Curema, na PB, tornou possível reabastecimento.



Do G1 RN




Aumento da vazão do açude de Coremas possibilitou retomada do abastecimento em quatro cidades potiguares (Foto: Taiguara Rangel/G1)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anunciou que o abastecimento de quatro cidades do Seridó potiguar será restabelecido. De acordo com a companhia, as cidades de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas voltam a ser abastecidas na noite desta sexta-feira (3).


Segundo a Caern, a retomada do fornecimento está sendo possível graças ao aumento da vazão no açude de Coremas, na Paraíba, que está liberando água a fim de aumentar o volume do rio Piranhas. A solicitação foi feita pela Caern à Agência Nacional de Águas (ANA), através do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN).O abastecimento nas cidades havia sido interrompido no último sábado (29) por causa de uma baixa no volume de água do rio Piranhas/Açu. Durante o período sem abastecimento, a Caern chegou a utilizar água do Açude Itans para garantir de forma alternativa o fornecimento de água.


A água liberada pelo açude Curema percorreu 110 quilômetros, passando por Pombal, Paulista e São Bento, ambos na Paraíba, até alcançar o rio Piranhas em Jardim de Piranhas. Lá existe um barramento para reter a água, possibilitando a captação para a adutora Manoel Torres que transporta o produto até Caicó. Atualmente são distribuídos 140 mil litros por hora para Jardim de Piranhas, 12 mil para São Fernando, também 12 mil para Timbaúba e 420 mil para Caicó.

Apesar disso, nos próximos dias o abastecimento de água no município de Caicó continuará sendo garantido ainda pela captação no açude Itans, que opera volume morto por causa da seca. Segundo a Caern, a captação simultânea é uma tentativa de minimizar os efeitos da seca para os moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário