segunda-feira, 2 de maio de 2016

Conheça Bodó


Bodó: riqueza e tradição

O município de Bodó fica localizado na microrregião da Serra de Santana, com uma população estimada em pouco mais de 2.400 habitantes.
Com seu povo acolhedor, o município de Bodó possui uma altitude que varia dos 560 aos 700 metros acima do nível do mar, caracterizando com seu clima frio, com temperaturas que pode a chegar aos 10°C em determinadas épocas do ano.
O município possui um verdadeiro tesouro no subsolo e fica sobre uma enorme reserva de minério de sheelita. A riqueza de Bodó também vem dos ventos. O município recebeu nos últimos anos grandes investimentos em parques, para a geração de energia eólica.
Repleta de belezas naturais, ainda pouca explorada, o município seridoense tem uma zona rural propícia para o Ecoturismo com trilhas 4x4, motos, bikes, locais para rapel, canyons, cachoeiras, fervedouros, minerações desativadas, formações geológicas com grandes diferencias, além de uma fauna e flora invejável, ainda é possível encontrar espécies em extinção como uma vegetação conservada de árvores centenárias, aves como a acauã e várias espécies de beija-flor.

Bodó também possui uma cultura tradicional conservadora. Na capela do seu Padroeiro São Pedro, ainda se reza em latim as antigas ladainhas, assim como nas duas comunidades  quilombolas existentes no município é natural se encontrar rezadeiras que acreditam na cura através da fé.Os animados sanfoneiros, poetas, poetizas, repentistas e artesãs continuam repassando para as novas gerações os seus saberes.
História
O povoamento do local se iniciou em torno de uma pequena nascente, que fornecia água para suprir as necessidades das primeiras famílias e seus animais. O sabor da água foi comparado ao gosto do peixe chamado bodó. Dessa maneira, toda a localidade circunvizinha ao poço ficou conhecida por esse nome. Habitada a princípio por criadores de gado, posteriormente seu crescimento foi acelerado pelo ciclo do algodão e finalmente pela mineração de tungstênio. Com o aumento da atividade mineradora, o município recebeu imigrantes de várias partes do Estado.

O Município foi emancipado de Santana do Matos através da Lei 6.300 de 26 de junho de 1992, mas só em 1997 foi realmente instalado. Teve como primeiro prefeito o Senhor Antônio Ferreira de Assunção, eleito em 3 de outubro de 1996, também considerado o fundador de Bodó.
No calendário de eventos da cidade se destacam a Festa de São Pedro e Emancipação, em junho; e a Festa de Santa Luzia, em dezembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário