sexta-feira, 27 de maio de 2016

Operação apreende celulares, facas e serras em presídio da Grande Natal


Operação foi realizada nesta sexta-feira (27) na Penitenciária de Parnamirim.
Pelo menos 27 facas e 20 celulares foram apreendidos durante a intervenção.

Do G1 RN
Facas, serras, celulares e carregadores foram apreendidos durante a operação desta sexta-feira (27) (Foto: Divulgação/ Sejuc)Facas, serras, celulares e carregadores foram apreendidos durante a operação desta sexta-feira (27) (Foto: Divulgação/ Sejuc)
Facas, serras, celulares e carregadores foram apreendidos durante uma operação de revista na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), localizada na Grande Natal, nesta sexta-feira (27). De acordo com a direção da unidade, agentes penitenciários e do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) realizaram a intevenção.
Durante a ação pelo menos 27 facas, 20 celulares e 4 serras foram apreendidas. Carregadores, barras de ferro e chips também foram recolhidos pelos agentes.De acordo com o diretor da unidade, Adailton Pessoa, a operação começou por volta das 9h desta sexta e foi concluída no início da tarde. A revista é mais uma das atividades de rotina estabelecidas pela Sejuc para evitar fugas.
Ainda segundo o diretor, os dois pavilhões do PEP tem capacidade para abrigar 288 detentos, no entanto, 615 presos estão cumprindo pena na unidade.
Agentes penitenciários e do GOE realizaram a intervenção nos dois pavilhões do PEP (Foto: Divulgação/ Sejuc)Agentes penitenciários e do GOE realizaram a intervenção nos dois pavilhões do PEP (Foto: Divulgação/ Sejuc)
Intervenções
A revista finalizada na tarde desta sexta em Parnamirim faz parte de uma série de intervenções coordenadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). A ordem é intensificar as revistas nos presídios do estado. "O objetivo é evitar qualquer possibilidade de fuga e reprimir a entrada de objetos proibidos nas unidades. "Impedir que os presos tenham acesso a telefones celulares, por exemplo, é evitar que crimes aconteçam. Também é nossa responsabilidade contribuir efetivamente com a segurança pública da população", afirmou o secretário Wallber Virgolino.
Nesta quinta-feira (26),  um túnel de 30 metros de extensão foi encontrado na Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o 'Pereirão', localizado em Caicó, cidade da região Seridó potiguar. Imagens cedidas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) do Rio Grande do Norte mostram o túnel(VEJA VÍDEO AO LADO).
No último dia 20, agentes penitenciários com o apoio do Grupo Tático de Operações da PM fizeram uma revista no Complexo Penal de Pau dos Ferros, na região Oeste, e encontraram um alambique artesanal. O material estava dentro de uma das 16 celas da unidade. Também foram encontrados vários telefones celulares, facas artesanais e uma pequena quantidade de maconha.
'Alambique artesanal' foi encontrado durante uma revista de rotina (Foto: Divulgação/Sejuc)Alambique artesanal foi encontrado durante uma revista em Pau dos Ferros (Foto: Divulgação/Sejuc)
Na noite da segunda-feira (23), foi a vez do Grupo Penitenciário de Operações com Cães (Gpoc) mostrar serviço. Uma revista foi realizada no Centro de Detenção Provisória do Potengi, na Zona Norte de Natal, e oito celulares e pequenas porções de drogas foram apreendidos.
Vinte e dois aparelhos celulares, vários carregadores, 350 gramas de drogas e quatro serras foram apreendidos pelos agentes (Foto: Divulgação/Sejuc)Vinte e dois aparelhos celulares, vários
carregadores, 350 gramas de drogas e quatro
serras foram apreendidos pelos agentes em Assu
(Foto: Divulgação/Sejuc)
Já nesta terça-feira (24), agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade de elite da Sejuc, realizaram uma revista estrutural nos pavilhões 2 e 3 de Alcaçuz, maior presídio do estado. Segundo Ivo Freire, diretor da unidade, foi descoberto o início da escavação de um túnel e foram apreendidos alguns facões artesanais, feitos com os ferros das grades das celas.
Mais cedo, ainda na madrugada, agentes impediram a entrada de 22 celulares e drogas no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Assu, na região Oeste potiguar. A direção da unidade disse que um homem tentou passar o material por cima do muro usando um cano de PVC. Ele foi abordado, mas conseguiu fugir.
Além da transferência dos presos, revista acabou com a apreensão de 48 aparelhos celulares, 30 facas artesanais, drogas e baldes com bebida destilada (Foto: Divulgação/Sejuc)Em Caraúbas, além da transferência dos presos, a revista acabou com a apreensão de 48 aparelhos celulares, 30 facas artesanais, drogas e baldes com bebida destilada (Foto: Divulgação/Sejuc)
Operação Nocaute
Já na manhã desta quarta-feira (25), cinco presos apontados pela polícia como líderes de uma facção criminosa foram transferidos da Cadeia Pública de Caraúbas, na região Oeste potiguar, para outras unidades penitenciárias do estado. De acordo com o delegado Erick Gomes, os presos ordenavam assassinatos, assaltos a estabelecimentos comerciais, explosões a caixas eletrônicos e comandavam um esquema de tráfico de drogas de dentro da prisão. "Tudo por meio do uso de telefones celulares, principalmente via aplicativos de redes sociais, como o WhatsApp", ressaltou.
As transferências, ainda de acordo com o delegado, são resultado da operação denominada 'Nocaute', que também fez buscas dentro da cadeia. A revista apreendeu 48 aparelhos celulares, 30 facas artesanais, pequenas porções de drogas e três baldes com bebida destilada, além de acessórios, como carregadores e fones de ouvido.
Além dos celulares, agentes encontraram até um alambique artesanal em poder dos presos (Foto: Divulgação/Sejuc)Além dos celulares, agentes encontraram até um alambique artesanal em poder dos presos (Foto: Divulgação/Sejuc)
Já na noite desta quarta-feira (25), na Cadeia Pública de Mossoró, na região Oeste, cinco celulares, carregadores, facas artesanais e até um alambique artesanal foram encontrados durante uma revista de rotina.
  •  
Presos da Cadeia Pública de Mossoró foram colocados no pátio enquanto revista era realizada (Foto: Divulgação/Sejuc)Presos da Cadeia Pública de Mossoró foram colocados no pátio enquanto revista era realizada (Foto: Divulgação/Sejuc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário