Biografia
"Seu Gomes", como era conhecido José Bezerra Gomes, entre os companheiros
de vida literária, descendia de tradicional família seridoense, os Bezerra de Araújo, e viveu a infância no sertão do Seridó (Rio Grande do Norte). Fez o primário no grupo escolar capitão-mor Galvão, em Currais Novos, e o ginasial no Ateneu Norte-rio-grandense, em Natal. Bacharelou-se em 1936 em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.
Pouco se sabe de sua atuação como advogado, mas é certo que dedicou-se por algum tempo às lides jurídicas, tendo mesmo viajado a Portugal em função de motivos ligados à sua profissão.
Voltando a morar em Currais Novos, em 1941, candidatou-se e foi eleito vereador à Câmara Municipal, onde apresentou projeto de lei, depois sancionado pelo prefeito, instituindo a Diretoria de Documentação e Cultura da Prefeitura de Currais Novos. Foi o primeiro diretor e organizador do referido órgão. Participou, ainda, da elaboração do Estatuto do Centro Esportivo Currais-novense, e foi seu diretor durante dez anos.
Romancista, pensou em começar um Ciclo do Algodão, a exemplo do que José Lins do Rêgo fez com o mundo dos engenhos de açúcar.
A doença, no entanto, impossibilitou a realização desse projeto.
No campo do ensaio, publicou três livros, entre os quais O Teatro de João Redondo, extrato, pelo autor, de sua tese O Brinquedo de João Redondo - aprovada pelo primeiro Congresso Brasileiro de Folclore (Rio, 1951). Esta obra é fruto de uma pesquisa realizada pelo próprio José Bezerra Gomes sobre o mamulengueiro Sebastião Severino Bastos, talvez a primeira do gênero no Nordeste brasileiro. Outro aspecto interessante dessa pesquisa é que, quando surgiu a oportunidade de apresentá-la no primeiro Congresso Brasileiro de Folclore, "Seu" Gomes fez questão de que Bastos o acompanhasse até o Rio de Janeiro onde, no recinto do evento, o mamulengueiro se apresentou com grande sucesso.
Os seus poemas foram recolhidos por Luis Carlos Guimarães, seu conterrâneo ilustre em 1974, numa Antologia Poética lançada em 1975.
Pela lei municipal 1.191/90, a Prefeitura de Currais Novos criou a Fundação José Bezerra Gomes como homenagem do povo currais-novense a seu ilustre filho.
(Deífilo Gurgel in 400 nomes de Natal)
(...) o Rio Grande do Norte irá conhecer outro ficcionista de peso, apenas na esteira do Regionalismo de 30. Trata-se do currais-novense José Bezerra Gomes. Sua estréia se dá com Os Brutos, no ano de 1938. Por filiar-se à tendência literária então vigente, o livro acabou lhe proporcionando, além de uma recepção animadora, alguns constrangimentos. Ocorre que esse pequeno romance embora tendo boa parte da sua ação no município de Currais Novos, haveria também de ressaltar um gigantesco problema social, motivado por inúmeros fatores, que deram notoriedade à mais importante ficção produzida no período.
Tornando por vezes, absolutamente impossível a sobrevivência no sertão castigado pela seca, a situação enfocada nessas obras desdobrava-se em duas perspectivas: a falência no sucessão patriarcal (pais e filhos no mais das vezes optando por uma formatura, um anel de doutor ou uma colocação no serviço público para os últimos) e os dramas dos despossuídos, forçados a se retirarem das terras para não morrer de fome. Embora do ponto de vista de denúncia social o romance escrito por José Bezerra Gomes, não revelasse nada de especialmente novo em dimensão e intensidade, tornava-se, pela agilidade narrativa, pelo tom algo naturalista e - sobretudo por aquela possibilidade de tomar modelos vivos como referência, objeto da curiosidade do público leitor potiguar.
O autor provinha de uma tradicional família de fazendeiros e, como a típica personagem de romance do período, acabaria se tornando bacharel de atormentada existência. E o discurso resultante da sua prosa é dominado por certa nostalgia de mando patriarcal, uma indefinição que, como se sabe, enriquecerá algumas das personagens mais elaboradas, psicologicamente falando, do romance de 30.
No caso de Gomes, como no de vários outros, com evidente conotação autobiográfica. Em Os Brutos o seu autor, ao invés do drama individual, privilegia um conjunto de tipos e situações bem característicos de uma cidadezinha do Interior, sua Currais Novos. Além do que, o ambiente propriamente rural, com os seus dramas, está fortemente visível nesta narrativa que tem como núcleo a própria contradição em que se afunda a sociedade semi-feudal: áreas de terras vastíssimas nas mãos de uns poucos proprietários numa relação de absoluta dependência entre os trabalhadores alugados e os coronéis; domínio político à custa, quase sempre, da força, da corrupção dos favores e do emprego público.
Os descendentes mais sensíveis, entre os quais incluí-se o próprio Bezerra Gomes, ficam atônitos ao travarem contato com as coisas do espírito e as atrações mundanas das cidades onde são mandados a estudar, quase sempre, Direito. Esta complexa situação está por inteiro, aliás, em Por que não se casa, doutor?, livro de 44. Embora de natureza urbana, não será esse menos regionalista, uma vez que os elementos que o tipificam, têm como referencial a profunda nostalgia do protagonista/narrador, filho de gente do interior.
Bacharel frustrado e em permanente conflito consigo mesmo sabe-se impotente para, por um lado assumir-se citadino, ocupando à custa de esforço e até de arrivismo, se for o caso, o seu lugar na sociedade. Por outro lado, não se sente capaz de retornar depois de formado, conforme idealizara o pai, para dar segurança à mãe, na velhice da mesma. Tal indefinição leva o protagonista ao terreno da paranóia doença aliás, que perseguiu o autor ao longo de 40 anos e que ressalta no seu último livro da ficção: A Porta e o Vento, publicado pela Fundação José Augusto em 76 o que nos obriga a, inevitavelmente, fazer aproximações da sua ficção com a biografia e a memória.
Os três livros compõe, sem dúvida, um painel que, se não corresponde ao que se chegou a classificar como esboço de um novo ciclo dentro da nossa literatura regionalista, um possível "Ciclo do Algodão", revela com certeza a existência de um ente dominado por certo desengonço psicológico, indeciso, intimidado diante dos desafios que se apresentam e que, em razão da extrema sensibilidade não teria como adequar-se ao contexto do sertão patriarcalista. Aquele que, como no verso já citado, de Bandeira, podia ter sido e que não foi. Menino puro que sucumbe em meio a esse turbilhão de problemas, submergindo e emergindo da loucura, sem saber, eterno inseguro, a que colo recorrer: se a da mãe/nossa senhora, se o da amada/prostituta ou mesmo o que parece mais provável, o da mãe-terra, para o descanso definitivo.
(Tarcísio Gurgel in Informação da Literatura Potiguar - Natal, 2001)
Pouco se sabe de sua atuação como advogado, mas é certo que dedicou-se por algum tempo às lides jurídicas, tendo mesmo viajado a Portugal em função de motivos ligados à sua profissão.
Voltando a morar em Currais Novos, em 1941, candidatou-se e foi eleito vereador à Câmara Municipal, onde apresentou projeto de lei, depois sancionado pelo prefeito, instituindo a Diretoria de Documentação e Cultura da Prefeitura de Currais Novos. Foi o primeiro diretor e organizador do referido órgão. Participou, ainda, da elaboração do Estatuto do Centro Esportivo Currais-novense, e foi seu diretor durante dez anos.
Romancista, pensou em começar um Ciclo do Algodão, a exemplo do que José Lins do Rêgo fez com o mundo dos engenhos de açúcar.
A doença, no entanto, impossibilitou a realização desse projeto.
No campo do ensaio, publicou três livros, entre os quais O Teatro de João Redondo, extrato, pelo autor, de sua tese O Brinquedo de João Redondo - aprovada pelo primeiro Congresso Brasileiro de Folclore (Rio, 1951). Esta obra é fruto de uma pesquisa realizada pelo próprio José Bezerra Gomes sobre o mamulengueiro Sebastião Severino Bastos, talvez a primeira do gênero no Nordeste brasileiro. Outro aspecto interessante dessa pesquisa é que, quando surgiu a oportunidade de apresentá-la no primeiro Congresso Brasileiro de Folclore, "Seu" Gomes fez questão de que Bastos o acompanhasse até o Rio de Janeiro onde, no recinto do evento, o mamulengueiro se apresentou com grande sucesso.
Os seus poemas foram recolhidos por Luis Carlos Guimarães, seu conterrâneo ilustre em 1974, numa Antologia Poética lançada em 1975.
Pela lei municipal 1.191/90, a Prefeitura de Currais Novos criou a Fundação José Bezerra Gomes como homenagem do povo currais-novense a seu ilustre filho.
(Deífilo Gurgel in 400 nomes de Natal)
(...) o Rio Grande do Norte irá conhecer outro ficcionista de peso, apenas na esteira do Regionalismo de 30. Trata-se do currais-novense José Bezerra Gomes. Sua estréia se dá com Os Brutos, no ano de 1938. Por filiar-se à tendência literária então vigente, o livro acabou lhe proporcionando, além de uma recepção animadora, alguns constrangimentos. Ocorre que esse pequeno romance embora tendo boa parte da sua ação no município de Currais Novos, haveria também de ressaltar um gigantesco problema social, motivado por inúmeros fatores, que deram notoriedade à mais importante ficção produzida no período.
Tornando por vezes, absolutamente impossível a sobrevivência no sertão castigado pela seca, a situação enfocada nessas obras desdobrava-se em duas perspectivas: a falência no sucessão patriarcal (pais e filhos no mais das vezes optando por uma formatura, um anel de doutor ou uma colocação no serviço público para os últimos) e os dramas dos despossuídos, forçados a se retirarem das terras para não morrer de fome. Embora do ponto de vista de denúncia social o romance escrito por José Bezerra Gomes, não revelasse nada de especialmente novo em dimensão e intensidade, tornava-se, pela agilidade narrativa, pelo tom algo naturalista e - sobretudo por aquela possibilidade de tomar modelos vivos como referência, objeto da curiosidade do público leitor potiguar.
O autor provinha de uma tradicional família de fazendeiros e, como a típica personagem de romance do período, acabaria se tornando bacharel de atormentada existência. E o discurso resultante da sua prosa é dominado por certa nostalgia de mando patriarcal, uma indefinição que, como se sabe, enriquecerá algumas das personagens mais elaboradas, psicologicamente falando, do romance de 30.
No caso de Gomes, como no de vários outros, com evidente conotação autobiográfica. Em Os Brutos o seu autor, ao invés do drama individual, privilegia um conjunto de tipos e situações bem característicos de uma cidadezinha do Interior, sua Currais Novos. Além do que, o ambiente propriamente rural, com os seus dramas, está fortemente visível nesta narrativa que tem como núcleo a própria contradição em que se afunda a sociedade semi-feudal: áreas de terras vastíssimas nas mãos de uns poucos proprietários numa relação de absoluta dependência entre os trabalhadores alugados e os coronéis; domínio político à custa, quase sempre, da força, da corrupção dos favores e do emprego público.
Os descendentes mais sensíveis, entre os quais incluí-se o próprio Bezerra Gomes, ficam atônitos ao travarem contato com as coisas do espírito e as atrações mundanas das cidades onde são mandados a estudar, quase sempre, Direito. Esta complexa situação está por inteiro, aliás, em Por que não se casa, doutor?, livro de 44. Embora de natureza urbana, não será esse menos regionalista, uma vez que os elementos que o tipificam, têm como referencial a profunda nostalgia do protagonista/narrador, filho de gente do interior.
Bacharel frustrado e em permanente conflito consigo mesmo sabe-se impotente para, por um lado assumir-se citadino, ocupando à custa de esforço e até de arrivismo, se for o caso, o seu lugar na sociedade. Por outro lado, não se sente capaz de retornar depois de formado, conforme idealizara o pai, para dar segurança à mãe, na velhice da mesma. Tal indefinição leva o protagonista ao terreno da paranóia doença aliás, que perseguiu o autor ao longo de 40 anos e que ressalta no seu último livro da ficção: A Porta e o Vento, publicado pela Fundação José Augusto em 76 o que nos obriga a, inevitavelmente, fazer aproximações da sua ficção com a biografia e a memória.
Os três livros compõe, sem dúvida, um painel que, se não corresponde ao que se chegou a classificar como esboço de um novo ciclo dentro da nossa literatura regionalista, um possível "Ciclo do Algodão", revela com certeza a existência de um ente dominado por certo desengonço psicológico, indeciso, intimidado diante dos desafios que se apresentam e que, em razão da extrema sensibilidade não teria como adequar-se ao contexto do sertão patriarcalista. Aquele que, como no verso já citado, de Bandeira, podia ter sido e que não foi. Menino puro que sucumbe em meio a esse turbilhão de problemas, submergindo e emergindo da loucura, sem saber, eterno inseguro, a que colo recorrer: se a da mãe/nossa senhora, se o da amada/prostituta ou mesmo o que parece mais provável, o da mãe-terra, para o descanso definitivo.
(Tarcísio Gurgel in Informação da Literatura Potiguar - Natal, 2001)
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