sábado, 30 de abril de 2016

Em Mossoró, estudante carrega enxada em formatura para homenagear trabalho dos pais

Em Mossoró, estudante carrega enxada em formatura para homenagear trabalho dos paisA bela homenagem feita pela estudante Kauany Sousa aos pais durante sua formatura no curso de Serviço Social na Universidade Potiguar (UnP), emocionou não só os convidados presentes na cerimônia, mas também milhares de internautas.
Na festa, que aconteceu no dia 9 de abril na cidade de Mossoró, Kaunany começou sua apresentação segurando um pequeno cartaz, escrito “Pai e mãe, meus heróis”. Em seguida, levantou uma enxada para representar o trabalho de seus pais que garantiu o sustento da família durante sua infância difícil no campo.
“Eu lembro do meu pai saindo todos os dias para trabalhar, como ele faz até hoje. Trabalhar na roça, para dar sustento para mim e mais três irmãos. Desde o início, foi sempre assim. A lembrança que eu tenho é de ver ele sair de casa para trabalhar”, contou a jovem de 24 anos em entrevista ao canal UERN TV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Por conta das dificuldades financeiras, a família tinha problemas até mesmo para conseguir comer todos os dias. “[Lembro] de ver minha mãe preocupada todos os dias para dar um prato de comida para a gente. Muitas vezes não tinha e ela agradecia a Deus quando um vizinho chegava e dava uma alimentação. Eu lembro que na época meu pai ganhava R$ 20 por semana, para trabalhar no sol quente, todos os dias”, relata.
No sítio Caraúba Torta, no município potiguar de Almino Afonso, Kauany começou a aprender a ler e escrever debaixo de uma árvore, no espaço cedido por uma vizinha. Além disso, assim como seus outros três irmãos, ela também ajudava no trabalho de agricultura.
“Nós, não só eu, mas todos os meus irmãos e minha mãe, plantávamos junto. A gente plantava milho, feijão, algodão, arroz. Minha mãe muitas vezes dizia ‘não vá não, quem vai é o seu irmão’. Mas eu sempre acompanhava meu pai para trabalhar. Eu gostava, me sentia feliz de estar ao lado dele trabalhando”, conta a estudante.
Agora, Kauany está cursando sua segunda graduação, no curso de Jornalismo da UERN. Em entrevista ao jornal local O Mossoroense, ela contou que pretende fazer mestrado e doutorado na área da Comunicação e revelou o sonho de conhecer o apresentador Silvio Santos.
Veja o vídeo emocionante da formatura de Kauany:


http://oportaln10.com.br/estudante-mossoroense-carrega-enxada-em-formatura-para-homenagear-trabalho-dos-pais-45887/#ixzz47KmLR41E 
Under Creative Commons License: Attribution 
Follow us: @PortalN10 on Twitter | PortalN10 on Facebook

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Maria e José são os nomes mais populares no RN, diz IBGE


Os nomes Maria e José são os mais populares no Rio Grande do Norte, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o instituto, o RN tem pelo menos 340.982 Marias e 145.709 Josés. Em todo o Brasil são 11.694.738 Marias e 5.732.508 Josés. O levantamento foi divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (27). Ainda segundo o IBGE, seguem como nomes preferidos no estado em todos os anos: Francisco (120.082 pessoas), João (72.132 pessoas), Antonio (49.811 pessoas), Pedro (24.286 pessoas), Ana (59.986 pessoas), Francisca (58.551 pessoas), Antonia (18.562 pessoas) e Rita (13.697 pessoas).

Nos anos 2000, os nomes femininos Maria, Ana e Vitória são os preferidos no estado, entre os masculinos, João, José e Pedro estão no topo do ranking. Segundo o IBGE, há 130.348 nomes diferentes na população brasileira. Clique aqui e veja a lista completa.

O projeto Nomes no Brasil tem por base as listas de moradores dos domicílios em 31 de julho de 2010, data de referência do Censo 2010. O IBGE registrou o primeiro nome e o último sobrenome de todos os moradores do domicílio. Quando havia mais de um morador com primeiro e últimos nomes iguais eram registrados os outros nomes que permitissem distingui-los.

Governo do RN pagará ativos e inativos no próximo dia 6 de maio


Agora RN - O Governo vai pagar dia 6 de maio (sexta-feira) os vencimentos de todos os aposentados, pensionistas, além dos servidores da Saúde, Educação, Justiça e Cidadania e Segurança (polícias militar e civil, Itep e Corpo de Bombeiros). Os funcionários dessas áreas somados aos aposentados e pensionistas correspondem a 92.384 servidores ou 93% da folha de pessoal do Estado.

Na segunda-feira (9) serão depositados os salários dos funcionários das pastas de Administração; Gabinete Civil; Consultoria; Procuradoria; Comunicação; Controladoria; Vice-Governadoria; Planejamento; Tributação; Agricultura e Pesca; Desenvolvimento Econômico;  Infraestrutura; Trabalho, Habitação e Assistência Social; Recursos Hídricos; Turismo; Assuntos Fundiários e Reforma Agrária; e Esporte e Lazer. E no dia 10 (terça-feira), o Governo deposita os vencimentos dos servidores da Administração Indireta dependente (ver quadro abaixo).

Apesar dos efeitos da crise econômica do país sentidos fortemente no Rio Grande do Norte, o Governo segue atento à gravidade da situação, redobrando esforços em busca do equilíbrio fiscal e honrando os compromissos assumidos com o funcionalismo.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Antigo cinema de Acari

Cine São José.

Seu Benedito (de Currais Novos) não só apostou num cinema em Acari, como fez um belo prédio para a exibição dos filmes. Nesse cinema muita coisa boa rolou, que o diga a turma da época. Os títulos eram raros, lançamentos só de vez em quando. Mas marcou uma fase com a exibição de filmes de Tarzan, Durang Kid, Gin das Selvas, Mazarópi, Texeirinha e Mary Terezinha, Bruce Lee, Shao Lin, os faroestes e o inesquecível Canal 100, que era exibido antes de cada longa. Lembremos as figuras que trabalhavam lá: Lolô - porteiro, Renilda de Alice - bilheteria, Deca e Geba - máquina de projeção - e Carlinho de Chiquinho Silva - barraco interno de confeitos. Quando tudo ia bem mas a algazarra começava, Deca descia com a lanterninha e desmanchava o alarido. Destaco ainda a pessoa do saudoso 'seu' Emídio, figura sempre presente nos filmes eróticos, que gritava empolgado e empolgando quando aparecia uma cena de nudez: " Arra diabo! " Quando a fita 'torava' e a luz acendia, então a vaia comia até a exibição voltar. Hoje em dia funciona no prédio o Supermercado N. S. da Paz, de Ricardo e Suzana filha de Marcos Chaves. Marcos é o atual proprietário do imóvel. (Foto pertencente ao acervo do Museu Histórico de Acari).

13/01/2005 Publicada por Jesus de Miúdo

quarta-feira, 27 de abril de 2016

“Tirar foto” de cadáver é crime? E divulgar na internet?



“Tirar foto” de cadáver é crime? E divulgar na internet?

Diversos casos de homicídios e acidentes veiculares resultam na exibição pública do motorista envolvido que vem a óbito. A presença de curiosos mórbidos, que nada contribuem para a verificação do caso, só acarreta prejuízo para a persecução penal. Além disso, alguns metediços usam seus smartphones para captar as imagens do morto e divulgar na internet através das redes sociais e aplicativos, pelo simples capricho de distribuir conteúdo sobre um cadáver que não tem relação com o “jornalista doméstico”, tampouco com sua atividade funcional acerca do fato percebido.

A legislação substantiva penal, em seu art. 212, disciplina essa conduta como vilipêndio a cadáver, com pena de prisão de até 3 anos de detenção. E vilipendiar é aviltar, envilecer desrespeitar, menosprezar, depreciar o defunto e seus familiares ultrajando sua memória denigrindo o respeito de boa lembrança, o sentimento e a veneração. Aqui não há afronta da honra subjetiva da vítima imediata, pois esta se encontra morta, vácua de emoção, mas atinge a honra objetiva de seus familiares, a moralidade urbana e a sociedade em geral, que não admitem um comportamento com ausência de cunho científico, mas meramente corrompido que viraliza a imagem do cadáver sem nenhum respeito aos parentes da vítima.
Assim, fotografar um cadáver só pelo fato de estar em via pública não é justificado por nenhum um ato acobertado por lei, pois é eivado de vício moral que não legitima essa atitude. Só isso basta para preencher o preceito primário do art. 212, do Código Penal, pois guardar imagens de pessoas mortas, sem cunho científico, mas apenas por uma vontade pessoal, é um procedimento penalmente punível. E se ainda divulgar a imagem guardada poderá responder civilmente pelo dano moral sofrido pelos familiares do morto.
Precedente interessante vem do Ministério Público de Rondônia que se coaduna com o raciocínio aqui elencado sobre o tema quando recomenda que não sejam divulgadas imagens de cadáveres, preservando-se sua exibição em público. Cite-se:
(...) A recomendação foi expedida porque chegou ao conhecimento do Ministério Público em Ariquemes que sites de notícias estariam veiculando fotografias chocantes de cadáveres de vítimas de homicídio e acidentes, o que configura desrespeito à memória do morto e aos seus familiares, podendo caracterizar, ainda, crime de vilipêndio de cadáver, previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro. “Precisamos encontrar esse ponto de equilíbrio para que não se tolha a liberdade de imprensa e nem se prejudique o direito à intimidade, à imagem, à dignidade humana e ao respeito dos mortos”, ponderam os Promotores de Justiça na recomendação (...) Extraído de:

Por fim, vale lembrar que art. 23, III, do Código Penal, versa sobre o estrito cumprimento do dever legal, conhecida excludente de ilicitude que autoriza o perito criminal a apreender imagens do cadáver com o fim técnico para confecção de laudo de local de crime, o que impede qualquer responsabilidade civil, administrativa e penal, contanto que guarneça as imagens enviando-as apenas ao delegado que preside o feito.

Jurisprudência Classificada
“A enucleação dos olhos de cadáver, para fins didáticos, não configura o delito do art. 212 do CP nem qualquer outro, sendo penalmente atípica” (STF, RTJ 79/102).

Legislação Classificada
CÓDIGO PENAL
Vilipêndio a cadáver
Art. 212 - Vilipendiar cadáver ou suas cinzas:
Pena - detenção, de um a três anos,
FONTE: www.delegados.com.br

Tragédia familiar na cidade de Cruzeta: Ex-militar mata a mulher e depois comete suicídio

A Polícia Militar da cidade de Cruzeta registrou um crime bárbaro nessa madrugada, 27, por volta das 4 horas da manhã. De acordo com dados colhidos no local do crime, o autor do crime é um ex-militar do exército (1º BEC de Caicó), identificado como André Felipe Dantas, de apenas 21 anos de idade.
cruzeta
Informações secundárias dão conta que a jovem Jucielly Kelly Dantas, 20 anos, residente na rua Antônio Alves da Cunha, 18, bairro Novo Horizonte, foi executada pelo seu companheiro, covardemente, e em seguida o suspeito tratou de tirar a própria vida, provocando enforcamento, pelo menos visivelmente.
O autor da tragédia tentou tirar a própria vida dando duas cutiladas de faca peixeira no próprio pescoço, não conseguindo o intento, jogou uma corda no pescoço e foi para o banheiro, onde finalizou o intuito. O jovem saiu do exército há pouco tempo, foi tentar ganhar a vida em Uberlândia-MG, mas voltou sem nada para a terra natal.
A Polícia Civil vai investigar o fato criminoso que abalou a população da cidade de Cruzeta nesta manhã, 27.
Jair Sampaio

Agentes apreendem celulares, facas e drogas no PV5 de Alcaçuz

Foto: Cedida
Uma revista foi feita no Pavilhão 5 de Alcaçuz, chamado de Presídio Rogério Coutinho Madruga, e os agentes apreenderam vasto material nas celas. Foram encontrados celulares, facas artesanais e drogas.
A revista foi realizada por agentes de plantão da unidade, com apoio de agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE), que fizeram o controle dos presos.
Foram encontrados 17 celulares, carregadores dos celulares, chips telefônicos, facas e trouxinhas de maconha.

Fonte: Portal BO

terça-feira, 26 de abril de 2016

ACUSADO DE ASSALTAR AGÊNCIA DOS CORREIOS DE SÃO BENTO DO NORTE/RN MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA


 
Um homem foi baleado na tarde desta segunda-feira (25) na cidade de São Bento do Norte ao assaltar uma agência dos Correios. O homem baleado estava na companhia de um comparsa quando foi surpreendido pela Polícia ao sair da agência.
Segundo a PM, ao sair da agência e se deparar com a viatura, o assaltante atirou nos militares que revidaram a injusta agressão e o alvejaram. O assaltante não resistiu aos ferimentos. O comparsa dele conseguiu se evadir e diligências estão sendo realizadas na tentativa de capturá-lo.
Uma equipe do ITEP e da Polícia Civil está sendo aguardada no local do crime para o inicio as investigações.

Fonte: 190/RN

ACIDENTE FOI REGISTRADO NA RN-041, PRÓXIMO A COMUNIDADE MALHADA DA AREIA

Por volta das 12 horas dessa segunda-feira (25/04/16) um acidente foi registrado na RN-041, próximo a comunidade Malhada da Areia, e envolveu três veículos. Segundo informações obtidas no local, um veículo Ford KA parou em cima da via (que não tem acostamento) por falta de combustível. Uma caminhonete Ford Ranger que seguia no mesmo sentido evitou a colisão com o Ford KA e acabou colidindo em um veículo Gol que seguia logo a frente.
O condutor do GOL disse a nossa reportagem que diminuiu a velocidade pensando que era um acidente, que a Ranger seguia em alta velocidade, evitou a colisão com o KA, mais não conseguiu parar e bateu na traseira do Gol, que seguia no mesmo sentido, jogando-o para fora da pista. Nenhum dos ocupantes se feriu. O acidente provocou apenas danos materiais e como os veículos tinham seguro os condutores entraram em acordo. Policiais do 2º GPRE foram acionados para a realização dos procedimentos cabíveis.

Fonte: 3ª CIPM de Currais Novos

Bandidos realizam assaltos na zona rural de São Vicente/RN e fogem com carro roubado


Na noite dessa segunda (25/04/16) três bandidos tomaram uma moto de assalto no Sitio Pará Velho, município de São Vicente, tentaram fugir, porém o pneu da moto furou, eles abandonaram e fugiram a pé. Minutos depois os ladrões invadiram uma casa no mesmo sitio e roubaram o carro da família, um gol da cor verde de duas portas.
Várias viaturas foram mobilizadas na tentativa de prender os assaltantes. PM's das cidades de Florânia, Lagoa Nova, Tenente Laurentino, Currais Novos, Acarí e Cerro Corá já foram mobilizados e estão ajudando nas buscas. Qualquer informação que ajude a encontrá-los ligar para 190.

Fonte: Sd PM J. Júnior com Adaílson Carlos

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Vacinação contra a gripe começa hoje em pelo menos em quatro estados, inclusive no RN


A imunização contra a gripe começa hoje (25) em pelo menos quatro estados: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Norte. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

No caso da vacinação em pessoas com doenças crônicas – como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais –, é necessário apresentar indicação médica. A dose é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação anafilática em dose anterior.

Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, a recomendação do Ministério da Saúde é adiar a vacinação até a resolução do quadro. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente no próximo sábado (30) em todas as cidades do país e atinge também outros públicos considerados de risco, como população indígena e pessoas privadas de liberdade.

Três prefeituras da PB abrem inscrições para concurso público


Pelo menos três Prefeituras paraibanas (Prata, Sapé e Soledade) abrem, nesta segunda-feira (25), inscrições para provimento de vagas em concurso público. A Prefeitura de Sapé, no Brejo paraibano, oferece 202 vagas nos níveis médio, técnico e superior, com remunerações variando entre R$ 880 a R$ 2.382,34. Já em Prata e Soledade, estão oferecendo 86 e 125 vagas, respectivamente.

Prefeitura de Prata (PB)
A Prefeitura de Prata (PB) abre as inscrições para 86 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 880 a R$ 2.500. As inscrições devem ser feitas até 29 de maio. As taxas vão de R$ 40 a R$ 60 (veja o edital).

Prefeitura de Sapé (PB)
A Prefeitura de Sapé (PB) abre as inscrições para 202 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior, sendo 160 vagas para ampla concorrência, 17 para pessoas com deficiência e 25 para candidatos negros. As remunerações variam de R$ 880 a R$ 2.382,34. As inscrições devem ser feitas até 12 de maio. As taxas variam de R$ 70 para nível médio e técnico a R$ 90 para nível superior (veja o edital).

Prefeitura de Soledade (PB)
A Prefeitura de Soledade (PB) abre as inscrições para 125 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 880 a R$ 7.200. As inscrições devem ser feitas até 13 de maio pelo site http://cpcon.uepb.edu.br. As taxas vão de R$ 50 a R$ 90 (veja o edital).

domingo, 24 de abril de 2016

Prefeitura de Natal lançará edital para concurso da Saúde no dia 3 de maio

Enfim, boas notícias para os concurseiros de plantão! Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Natal informou que o edital para o concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será lançado no dia 3 de maio de 2016, no Diário Oficial do Município. As inscrições serão feitas no período de 5 a 19 de maio, pelo endereço eletrônico www.ckmservicos.com.br.

Das Vagas
Nível médio: As opções para nível médio são para os cargos de técnico de enfermagem do trabalho (duas vagas e inicial de R$ 1.027,20), técnico em prótese dentária (4, R$ 1.369,61), auxiliar de saúde bucal (40, R$ 998,68), técnico em operação em raio-X (35, R$ 1.369,61), técnico em enfermagem (390, R$ 1.027,20), técnico em saúde bucal (5, R$ 1.369,61), técnico em patologia clínica (26, R$ 1.369,61), técnico em saneamento (2, R$ 1.369,61), agente administrativo (50, R$ 1.043,80), auxiliar de farmácia (20, R$ 1.043,80), técnico de nutrição (6, R$ 1.060,84), técnico em edificações (1, R$ 1.060,84), técnico em montagem de microcomputadores e impressoras (2, R$ 1.060,84) e técnico em segurança do trabalho (2, R$ 1.060,84).

Nível Superior: No caso de nível superior: enfermeiro do trabalho (2, R$ 2.568,02), médico do trabalho (4, R$ 3.424,03), assistente social (20, R$ 3.424,03), biólogo (6, R$ 3.424,03), biomédico (4, R$ 3.424,03), enfermeiro (190, R$ 2.568,02), farmacêutico (25, R$ 3.424,03), farmacêutico bioquímico (22, R$ 3.424,03), fisioterapeuta (6, R$ 3.424,03), fonoaudiólogo (8, R$ 3.424,03), médicos alergologista (2, R$ 3.424,03), anestesiologista (12, R$ 3.424,03), angiologista (2, R$ 3.424,03), cardiologista infantil (2, R$ 3.424,03), cardiologista (2, R$ 3.424,03), cirurgião geral (8, R$ 3.424,03), clínico geral (127, R$ 3.424,03), médico de saúde da família (20, R$ 3.424,03), dermatologista (2, R$ 3.424,03), endocrinologista (2, R$ 3.424,03), endocrinologista infantil (2, R$ 3.424,03), gastroenterologista (2, R$ 3.424,03), geriatra (4, R$ 3.424,03), ginecologista (15, R$ 3.424,03), hematologista (2, R$ 3.424,03), homeopata (2, R$ 3.424,03), infectologista (2, R$ 3.424,03), mastologista (2,R$ 3.424,03), nefrologista (2, R$ 3.424, 03), neonatologista (2, R$ 3.424,03), neuro cirurgião (2, R$ 3.424,03), neurologista (2, R$ 3.424,03), neurologista infantil (2, R$ 3.424,03), obstetra (20, R$ 3.424,03), oftalmologista (2, R$ 3.424,03), oncologista (2, R$ 3.424,03), ortopedista (4, R$ 3.424,03), ortopedista infantil (2, R$ 3.424,03), otorrinolaringologista (2, R$ 3.424,03), pediatra (19, R$ 3.424,03), pneumologista (2, R$ 3.424,03), pneumologista infantil (2, R$ 3.424,03), proctologista (2, R$ 3.424,03), psiquiatra (23, R$ 3.424,03), radiologista (2, R$ 3.424,03), reumatologista (2, R$ 3.424,03), ultrassonografista (2, R$ 3.424,03), urgencista (30, R$ 3.424,03), urologista (2, R$ 3.424,03), médico veterinário (2, R$ 3.424,03), nutricionista (12, R$ 3.424,03), odontólogo (45, R$ 3.424,03), odontólogo buco maxilo-facial (2, R$ 3.424,03), odontólogo protesista (2, R$ 3.424,03), odontólogo radiologista (2, R$ 3.424,03), odontólogo endodontista (2, R$ 3.424,03), odontólogo periodontista (2, R$ 3.424,03), psicólogo (16, R$ 3.424,03), sanitarista (10, R$ 3.424,03), terapeuta ocupacional (2, R$ 3.424,03), administrador (5, R$ 2.396,01), analista de sistemas sênior (2, R$ 2.396,01), arquiteto urbanista (1, R$ 5.062,63), arte educador (1, 2.396,01), contador (1, R$ 2.396,01), educador físico (10, R$ 2.396,01), educador social (3, R$ 2.396,01), engenheiro civil (1, R$ 5.062,63), engenheiro do trabalho (1, R$ 5.062,63), engenheiro eletricista (1, R$ 5.062,63), estatístico (1, R$ 2.396,01), geógrafo (1, R$ 2.396,01) e pedagogo (2, R$ 2.396,01).

BANDIDOS REALIZAM DOIS ASSALTOS EM CURRAIS NOVOS



Dois assaltantes em uma moto Yamaha da cor vermelha realizaram um assalto na noite desse Sábado (23) ao Posto São Luiz e logo em seguida outro assalto a farmácia Pague Menos no centro de Currais Novos.
Os bandidos estão usando uma Yamaha fazer 150 vermelha provavelmente a mesma que foi tomada de assalto na noite de ontem no Largo Júnior Toscano.
O condutor da moto usa capacete rosa e o garupa usa capacete verde.
A Polícia Militar está com todo o efetivo nas ruas a procura dos assaltantes e pede ajuda da população para encontrá-los. Qualquer informação ligar para 190.
Câmeras de segurança dos dois estabelecimentos estão sendo analisadas nesse momento e a Polícia já tem os nomes de alguns suspeitos.

Fonte: 3ª CIPM de Currais Novos com Sd PM J. Júnior

sábado, 23 de abril de 2016

UFRN pesquisa comportamento acústico de golfinhos no litoral do RN



Estudo teve a coleta de dados realizada em Baía Formosa, litoral sul do RN.
Foi analisado o comportamento acústico desses animais.

Do G1 RN
Estudo teve a coleta de dados realizada em Baía Formosa, litoral sul do RN (Foto: Gustavo Toledo)Estudo teve a coleta de dados realizada em Baía Formosa, litoral sul do RN (Foto: Gustavo Toledo)
Os golfinhos do litoral sul potiguar são tema de estudo do Departamento de Fisiologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisadora Nara Pavan Lopes com orientação da professora Renata Sousa-Lima desenvolveu uma pesquisa intitulada “Variação acústica nos botos-cinza”.
Os golfinhos são mamíferos aquáticos que habitam águas costeiras de baías e estuários e podem sofrer influências diretas de seres humanos, através de embarcações de turismo e pesca e poluição na água, por exemplo. Um dos principais meios de comunicação usados por eles é o som e este pode ser modificado de acordo com certas situações, como ruídos antrópicos (embarcações) e do ambiente (outros animais e correntes marinhas), tamanho de corporal (indivíduos maiores produzem sons diferentes de menores) e interações sociais.
“O comportamento acústico desses animais, então, pode revelar aspectos da fisiologia e do estado social, por exemplo, o que é fundamental para compreendermos seus comportamentos e sua ecologia no hábitat em que vivem”, destaca Nara Lopes.
Esse estudo teve a coleta de dados realizada em Baía Formosa, litoral sul do RN, onde há uma população de golfinhos da espécie boto-cinza (Sotalia guianensis), com 60 a 90 indivíduos, aproximadamente, entre fevereiro a maio de 2015.
Foi utilizado um gravador e um hidrofone, microfone aquático, para gravar um som específico emitido por esses animais, chamado assobio. “Esse som é utilizado em interações sociais e têm se mostrado uma importante fonte de variação entre os golfinhos. Até o presente estudo, não existiam estudos baseados em dados acústicos desses animais no local coletado”, destaca a pesquisadora.
Posteriormente foi realizada uma comparação entre os dados obtidos em Baía Formosa e outros locais do Brasil, Costa Rica e Venezuela, onde esses animais, também, se localizam a partir de dados encontrados na literatura.
De acordo com a pesquisadora, foi visto que os assobios desses animais variam ao longo dos locais comparados e que foi encontrada uma semelhança maior entre locais mais próximos no sul do Brasil (Paraty, Baía de Guanabara e Baía de Sepetiba), contudo em locais mais ao norte, que são próximos (Baía Formosa, Lagoa de Guaraíras e Pipa) isso não foi visto e esses lugares distam aproximadamente 30 km, o que é uma distância pequena para esses animais viajarem.
“Pode haver uma mudança no ambiente desses animais (quantidade de barcos, ruídos de outros animais, interações sociais diferentes, tamanhos de indivíduos diferentes), que promova essa variação acústica. Pipa e Baía Formosa mostraram uma variação grande e é sabido que possuem duas populações diferentes e que não se comunicam, mesmo não havendo barreiras físicas para impedir o trânsito de animais”, destaca Nara Pavan Lopes.
Segundo Nara Pavan Lopes, outra possibilidade que pode ter provocado essa variação é o tipo de equipamento usado, pois nos estudos que foram comparados, coletou-se dados com frequências limite diferentes, o que pode ter impedido alguns deles de observarem assobios com frequências mais altas do que a frequência limite.
“O som, nesse caso, se mostrou um importante fator para evidenciar a existência de variação entre as populações e, se as vocalizações dessas últimas se mostrarem cada vez mais distintas ao longo do tempo, somadas a condições ecológicas e comportamentais distintas, isso poderá até conduzir a divisões mais drásticas, como a especiação. Desse modo, deve-se realizar um acompanhamento genético nessas populações, para que essas análises, junto com as acústicas possam verificar tais padrões de dispersão”, conclui a pesquisadora

Vigilante é baleado na cabeça durante assalto a parque eólico no RN



Crime aconteceu nesta sexta-feira (22) em João Câmara, na Grande Natal.
Bandidos roubaram o colete e a arma do vigilante.

Do G1 RN
Kelino Kércio Pegado da Silva chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu (Foto: Reprodução/Arquivo da família)Kelino Kércio Pegado da Silva chegou a ser
socorrido, mas não resistiu e morreu
(Foto: Reprodução/Arquivo da família)
Um vigilante foi baleado na cabeça durante um assalto a um parque eólico no fim da tarde desta sexta-feira (22), em João Câmara, na Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, a arma e o colete do vigilante foram roubados. O vigilante, identificado como Kelino Kércio Pegado da Silva, foi socorrido, mas morreu antes de chegar ao hospital.
Ainda segundo informações da Polícia Militar, um segurança chegou para trabalhar por volta das 17h30 e encontrou o colega baleado no chão. De acordo com a Polícia Civil, dois homens foram presos em Jandaíra logo após o crime, mas ainda não há confirmação se eles têm participação na morte do vigilante.

Detento fica entalado em buraco durante tentativa de fuga no RN

Fato aconteceu no Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta.Homem foi resgatado com vida.

Do G1 RN
Detento ficou entalado no buraco (Foto: Divulgação/Força Nacional)Detento ficou entalado no buraco
(Foto: Divulgação/Força Nacional)
Um preso ficou entalado em um buraco durante uma tentativa de fuga no Presídio Rogerio Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, localizado em Nísia Floresta. O fato aconteceu na madrugada deste sábado (23).
De acordo com a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), os presos cavaram um buraco próximo ao muro. Policiais militares que que fazem a guarda do presídio na guarita perceberam a movimentação e atiraram em direção aos presos.
A fuga foi abortada, mas uma preso que já estava dentro do buraco para fugir ficou entalado. Ele foi resgatado com vida.
Somente este ano, 178 detentos conseguiram fugir de unidades prisionais do estado. A média, é de 11 fugitivos por semana.

Moto foi tomada de assalto no Largo Júnior Toscano na noite de sexta (22)


Por volta das 21h45min dessa sexta (22/04/16) uma jovem identificada como MAYONARA FERNANDES teve sua motocicleta Yamaha fazer 150cc de placa OWB-7238, vermelha, tomada de assalto no Largo Júnior Toscano, Bairro JK, Currais Novos.
Segundo informações os ladrões estão numa moto Fan da cor preta, um deles armado com revólver. Os dois abordaram a vítima colocaram a arma na cabeça e fugiram levando a moto. Nesse momento 06 viaturas da Polícia Militar estão em diligências a procura dos assaltantes e qualquer informação que ajude a prendê-los pode ser repassada para o COPOM pelo o 190.

Fonte: 3ª CIPM de Currais Novos

Justiça manda soltar delegado preso por fraudes no RN


Delegado Olavo Dantas de Medeiros Junior, preso na operação 'Prata da Morte' (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Delegado Olavo Dantas de Medeiros Junior foi preso em julho de 2015 na operação 'Prata da Morte' (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
A Justiça do Rio Grande do Norte mandou soltar o delegado Olavo Dantas de Medeiros Junior, preso em julho de 2015, acusado de envolvimento em um esquema de fraudes no Ipern. A decisão é do juiz criminal Raimundo Carlyle e foi disponibilizada no sistema do Tribunal de Justiça nesta sexta-feira (22).
O delegado foi preso na operação Prata da Morte que investigou o desvio de recursos no Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais do RN (Ipern). As investigações revelaram que ele e outras quatro pessoas fraudaram a pensão por morte de pelo menos um ex-auditor fiscal do estado.
Na decisão sobre a soltura, o juiz Raimundo Carlyle proibiu o delegado e se ausentar da comarca por mais de oito dias sem autorização judicial e determinou que ele compareça mensalmente em juízo para informar e justificar atividades, pelo prazo de um ano. Olavo Dantas também está proibido de manter contato com a advogada Thayana de Moura Macedo e com Maria Cosme Sobrinho, ambas também acusadas de participação na fraude.
Olavo Dantas foi denunciado por peculato, associação criminosa, favorecimento pessoal, falsificação de documento particular, uso de coumento falso, falsidade ideológica, estelionato, advocacia administrativa e coação do curso do processo. O delegado nega as acusações.
A fraude
A investigação teve início após a polícia receber uma informação através do Whatsapp do Disk-Denúncia da Secretaria Estadual de Segurança Pública (sesed), que dava conta de que o delegado Olavo Dantas de Medeiros Júnior teria procurado um homem identificado como José Laércio Ferreira de Melo e feito a proposta de fraudar uma documentação para que o Laércio e seus familiares pudessem receber a pensão deixada pelo pai, o auditor fiscal Gonçalo Pereira de Melo, já falecido. De acordo com a denúncia, a proposta teria sido aceita e o plano executado. Além da pensão, os denunciados teriam recebido ainda R$ 240 mil que estavam depositados na conta do falecido.
As investigações, que tiveram início em fevereiro de 2015, também confirmaram a veracidade da denúncia e deram conta de que o esquema contou com a participação de outras quatro pessoas: a advogada Thayana de Moura Macedo, que foi responsável pela realização de um inventário administrativo no 5º Cartório do Alecrim (com renúncia dos herdeiros) e pelo levantamento do dinheiro que estava depositado na conta do falecido, através de um alvará judicial obtido de forma ilegal; Ana Cláudia de Oliveira Dantas, suspeita de falsificar os documentos utilizados pelo grupo para fraudar a pensão; e Maria Cosme Sobrinho, que se passou por companheira do auditor falecido.
O montante recebido indevidamente pelo grupo desde o início do esquema já soma cerca de R$ 600 mil em prejuízo para o Estado. O grupo foi autuado pelos crimes de falsificação de documento particular, falsidade ideológica, associação criminosa, estelionato, uso de documento falso, falso testemunho e peculato.

Fonte: G1/RN

Conheça Acari


Acari: beleza e história

O belo município de Acari está localizado na Microrregião do Seridó Oriental, e possui uma população de aproximadamente de 11 mil habitantes. A cidade de Acari possui o título de "a cidade mais limpa do Brasil.
Com um povo acolhedor, característica típica do seridoense, Acari também é berço de uma das “sete maravilhas” do RN, a barragem Marechal Dutra, conhecida como Gargalheiras, situada na bacia do Rio Acauã, a 4 quilômetros da sede do município. O local chama atenção pelas belas formações rochosas e belezas naturais, ideal para a prática de esporte de aventura. Aliás, para quem gosta de aventura, a outra opção é a escalada da Serra do Bico da Arara, que entre os meses de abril a outubro abriga em suas grutas milhares de andorinhas vindas da África.

Acari também oferece um belíssimo patrimônio arquitetônico, a exemplo da igreja de Nossa Senhora do Rosário e da Matriz de Nossa Senhora da Guia, essa última, padroeira da cidade. O Museu Histórico de Acari é outro atrativo, conhecido como o Museu do Sertanejo, funciona no prédio da antiga cadeia.  O município ainda conta com Casarios de fazenda e sítios arqueológicos.

A cidade faz parte do Polo Turístico do Seridó e também é rica no artesanato e na culinária típica, a exemplo da almôndega e linguiça de camarão de água doce.

História
Acari é uma das cidades mais antigas do Seridó, tendo sido uma antiga aldeia dos índios cariris. Seu nome tem origem em um tipo de peixe (acará) com escamas ásperas e de deliciosa carne branca. O primeiro povoado de Acari surgiu em 1735, junto ao poço do Felipe, onde tropeiros paravam para dar água para o gado.

Em 1737, deu- se a fundação da capela de Nossa Senhora da Guia por requerimento ao Bispo de Olinda feito por Manuel Esteves de Andrade. A capela tornou-se matriz quando da criação da paróquia do Acari em 13 de março de 1835, sendo posteriormente dedicada a Nossa Senhora do Rosário quando da fundação da nova Matriz de Nossa Senhora da Guia.

A criação do município se deu através de Resolução do Conselho do Governo do dia 11 de abril de 1835, quando se efetivou a emancipação do município de Caicó.