quarta-feira, 13 de abril de 2016

RN tem 85 casos confirmados de microcefalia, diz Sesap


Casos suspeitos chegam a 414 no estado.
Boletim foi divulgado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria de Saúde.

Do G1 RN
Bebê com microcefalia no Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)RN tem 414 casos notificados de microcefalia
(Foto: Reprodução/TV Globo)
O Rio Grande do Norte tem 85 casos confirmados de microcefalia até o dia 9 de abril. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). De acordo com o boletim, o estado registra 414 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas. Os casos notificados estão distribuídos em 81 municípios do estado.
Do total, 295 estão sob investigação, 85 foram confirmados e 34 foram descartados (descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos).
Dos casos notificados, 3,7% evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto), o que corresponde a 15 óbitos, sendo 9 confirmados e 6 ainda em investigação.  Dos 9 óbitos confirmados, 5 apresentaram resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, e 4 foram confirmados por critério clínico-laboratorial com identificação do vírus Zika.
O Ministério da Saúde orienta as gestantes a adotar medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição aos mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário