quarta-feira, 13 de abril de 2016

O livro “Acari, anos 40” será lançado hoje pelo economista Ivanaldo Bezerra na livraria Saraiva do Midway Mall

O economista Ivanaldo Bezerra de Araújo Galvão, consultor de empresas e ex-secretário de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte, lançará o livro “ACARI, ANOS QUARENTA – Minha Raiz. Meu Berço. Minha Referência”, em solenidade hoje, 13 abril
a partir das 19 horas, na Livraria Saraiva, no terceiro piso do MIDWAY MALL.
São reminiscências de uma infância feliz passada na cidade de Acari e na fazenda dos seus pais, com relatos intimistas e verdadeiros, sobre pessoas, coisas, fatos e costumes, pintando um quadro provinciano e tranquilo, em contraste com a violência e barbárie que grassavam no mundo, no mesmo período, em plena Segunda Guerra Mundial.
A família e os tipos marcantes daquela época adquirem com o avançar dos relatos, uma dimensão humana muito especial, levando o leitor a se envolver emocionalmente com os personagens à medida que os seus perfis são realçados, na abordagem carinhosa do autor.
São também registrados no livro aspectos sociais, econômicos e ambientais do semiárido nordestino e do Seridó, particularmente, face ao fenômeno das secas mais prolongadas, com a cultura do algodão consorciada com a lavoura de subsistência, a pecuária incipiente de corte e de leite, e a açudagem como única forma de dessedentar pessoas e rebanhos, nos períodos da estiagem.
O médico e escritor Dr. Paulo de Balá Bezerra, prefaciador do livro escreve em seu último parágrafo:
“Todo aquele mundo Ivanaldo Bezerra de Araújo Galvão viveu e anotou nas páginas virgens de sua memória, a inteiração de todo um sistema trazido de longe e cravado no sertão no qual a ajuda mútua e solidária despontava como princípio pétreo, burilando lenta e gradativamente a sua personalidade, a maneira de discernir entre o correto e o errado, de reconhecer a verdade e o sentimento equilibrado de analisar os fatos em todas as suas nuances, com palavras simples. Foi além dos limites da sua terra para alargar seus conhecimentos, amadurecendo suas qualidades de homem reto, trabalhador e íntegro sem jamais esquecer a sua origem. Amadurecido firmou o caráter e alcançando postos de mando, se houve em retilínea atividade, de mãos limpas e cabeça erguida.
Ao ilustre filho, pelo importante livro, o Acari agradece”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário