sexta-feira, 22 de abril de 2016

Conheça Campo Redondo


Terra de clima ameno e povo acolhedor














O município de Campo Redondo está localizado na região do Trairi. Com uma população em torno de 9 mil habitantes, a cidade se caracteriza por possuir uma temperatura média anual em torno de 25,6ºC, sendo bem amena no período da noite.
A cidade possui alguns pontos turísticos, como o letreiro e a ponte que foi levada na enchente de 1981.
Os camporedondenses tem como as festas mais tradicionais da cidade:  a da sua padroeira, Nossa Senhora de Lourdes, no mês de novembro; e a da Emancipação Política, que acontece no mês de março. 

História
No ano de 1894, tornou-se pública a existência de uma fazenda de gado por nome Campo Redondo, situada na Serra do Doutor, de propriedade de Francisco José Pacheco. A família Pacheco comprou propriedades aqui e começaram a construção das primeiras casas. A primeira moradia foi construída por Joaquim Borges de Oliveira, onde atualmente funciona a Farmácia Tradição Amarante. Portanto, a família Pacheco são os legítimos fundadores de Campo Redondo.
Por decisão do proprietário foi construído na fazenda uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, em 1917, para levar até a povoação a presença religiosa e por gratidão ao sucesso obtido na plantação do algodão e o êxito das lavouras. 
Cinco anos depois, em 1922, Campo Redondo já tinha feira e uma rua única com trinta casas, começando a ganhar evidências de um pequeno povoado.
A capela foi substituída por uma igreja maior em 1935, e três anos depois, Campo Redondo foi elevado à condição de vila, passando a se chamar, oficialmente, Serra do Doutor, no dia 30 de dezembro de 1943. Pouco tempo depois voltou ao seu nome original.
Em 26 de março de 1963, pela Lei nº 2.855, desmembrou-se de Santa Cruz e tornou-se município emancipado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário