sexta-feira, 22 de abril de 2016

Conheça Tenente Laurentino Cruz


Tenente Laurentino Cruz: O Alto da Serra













Tenente Laurentino Cruz integra a Microrregião da Serra de Santana, juntamente com os municípios de Florânia, São Vicente, Santana do Matos, Lagoa Nova, Cerro Corá e Bodó.
Com uma população em torno de  5.700 habitantes, o município está Inserido no Planalto da Borborema, a uma altitude média de 730 metros, singularidade que o torna um dos municípios mais elevado do Estado. Devido a isso, uma das principais características são as temperaturas amenas ao longo de todo o ano, podendo atingir 15°C nos meses de Junho, Julho e Agosto.
Tenente também tem forte potencial para o ecoturismo e do turismo de aventura. Entre as atrações está a Serra do Dizimeiro. 
A cidade tem como principais eventos no seu calendário a Festa de São Francisco de Assis, em outubro,  e a Festa de Santo Antônio, em junho.
HISTÓRIAA história de Tenente Laurentino não é muito diferente da maioria dos municípios seridoenses. Teve como primeiros moradores os índios das tribos Tupi-guarani e Tapuia, ainda em meados do século XVI. Mais tarde, a mesma recebeu o nome de Serra de Santana, a qual passou a abrigar diversas comunidades agropecuárias, que se formavam com o trajeto de pessoas que faziam comércio em rotas que ligam o sertão ao litoral.
Só em 1977, o então prefeito de Florânia, padre Sinval Laurentino, decidiu fundar uma nova povoação dentro dos limites de seu município, devido as grandes distâncias. No “Alto da Serra” começou então a história de Tenente Laurentino Cruz, nome escolhido pelo prefeito, em homenagem ao seu pai.
Tenente Laurentino Cruz teve um desenvolvimento rápido, proporcionada pela qualidade das terras, e logo a comunidade experimentava sinais de prosperidade, com ênfase para a atividade agrícola, principalmente com frutas e mandioca, além da agropecuária. 
Em 16 de julho de 1993, através da Lei nº 6.450, o povoado de Tenente Laurentino Cruz foi desmembrado de Florânia e elevado à categoria de município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário