sábado, 23 de abril de 2016

Conheça Acari


Acari: beleza e história

O belo município de Acari está localizado na Microrregião do Seridó Oriental, e possui uma população de aproximadamente de 11 mil habitantes. A cidade de Acari possui o título de "a cidade mais limpa do Brasil.
Com um povo acolhedor, característica típica do seridoense, Acari também é berço de uma das “sete maravilhas” do RN, a barragem Marechal Dutra, conhecida como Gargalheiras, situada na bacia do Rio Acauã, a 4 quilômetros da sede do município. O local chama atenção pelas belas formações rochosas e belezas naturais, ideal para a prática de esporte de aventura. Aliás, para quem gosta de aventura, a outra opção é a escalada da Serra do Bico da Arara, que entre os meses de abril a outubro abriga em suas grutas milhares de andorinhas vindas da África.

Acari também oferece um belíssimo patrimônio arquitetônico, a exemplo da igreja de Nossa Senhora do Rosário e da Matriz de Nossa Senhora da Guia, essa última, padroeira da cidade. O Museu Histórico de Acari é outro atrativo, conhecido como o Museu do Sertanejo, funciona no prédio da antiga cadeia.  O município ainda conta com Casarios de fazenda e sítios arqueológicos.

A cidade faz parte do Polo Turístico do Seridó e também é rica no artesanato e na culinária típica, a exemplo da almôndega e linguiça de camarão de água doce.

História
Acari é uma das cidades mais antigas do Seridó, tendo sido uma antiga aldeia dos índios cariris. Seu nome tem origem em um tipo de peixe (acará) com escamas ásperas e de deliciosa carne branca. O primeiro povoado de Acari surgiu em 1735, junto ao poço do Felipe, onde tropeiros paravam para dar água para o gado.

Em 1737, deu- se a fundação da capela de Nossa Senhora da Guia por requerimento ao Bispo de Olinda feito por Manuel Esteves de Andrade. A capela tornou-se matriz quando da criação da paróquia do Acari em 13 de março de 1835, sendo posteriormente dedicada a Nossa Senhora do Rosário quando da fundação da nova Matriz de Nossa Senhora da Guia.

A criação do município se deu através de Resolução do Conselho do Governo do dia 11 de abril de 1835, quando se efetivou a emancipação do município de Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário