quarta-feira, 20 de abril de 2016

Belezas naturais de Currais Novos


Localizada no seridó potiguar e distante 172 km de Natal, a cidade de Currais Novos é repleta de belezas naturais que propiciam cenários incríveis para o ecoturismo.
O destaque da região fica por conta do Cânion Apertados, recentemente escolhida uma das 7 maravilhas do estado. Cercado por enormes paredões naturais e imensas rochas de granito, a caminhada pelo Apertados pode ser feita percorrendo o rio Acauã, que corta o cânion, nos períodos em que o rio encontra-se seco. Há diversas piscinas naturais no percurso que proporcionam agradáveis banhos, além de formarem espelhos d’água deslumbrantes.
Outro grande atrativo é o trekking da Serra do Chapéu, a qual pode ser avistada nas proximidades da cidade. Para chegar ao topo da serra, é preciso fazer uma trilha de uma hora e meia em meio à caatinga, vegetação típica da região, e enfrentar uma subida que pode ser considerada puxada para os menos preparados. Mas o esforço é recompensado pelo belo visual da trilha e do alto da serra, onde se pode contemplar boa parte da extensão do Rio Acauã.
Em Currais Novos é onde fica localizada a maior mina de scheelita da América do Sul. O local possui um parque temático aberto ao público que inclui a entrada em uma parte desativada da mina. O acesso à mina Brejuí, a 6 km do centro de Currais Novos, é feito pela BR-427.
Currais novos também é palco de diversos eventos ligados ao ecoturismo e esporte de aventura como o Circuito Mandacaru de Enduro a Pé, um esporte acessível a todos que gostam de caminhar, e o Pé na Trilha, que acontece anualmente para divulgar as belezas do Seridó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário